Flutuante do porto de Icoaraci afunda e leva riscos à população
Moradores do Cruzeiro pedem mudança da estrutura. Embarques estão prejudicados
O terminal flutuante do trapiche de Icoaraci está parcialmente no fundo. De novo. Segundo as pessoas que trabalham no local e os passageiros, esse problema já vem ocorrendo há alguns dias. Eles disseram que o trapiche "amanheceu" no fundo.
E essa situação representa um risco. É que, a todo momento, embarcações vindas de Cotijuba e de cidades do Marajó atracam no trapiche. E os muitos passageiros têm dificuldades na hora de desembarcar, principalmente as pessoas idosas e as crianças. Todo cuidado é pouco para evitar um acidente.
RISCOS
"Custou (pra descer). Quase caio dentro da água", disse o aposentado José Maria Benedito, de 78 anos. Na manhã desta quarta-feira (16), ele veio de Cachoeira do Arari, no Marajó. A viagem durou três horas. "A gente já está com uma idade avançada. Esses dias, tava 'buiado'. Agora, tá no fundo", acrescentou. Ele está para Belém para uma consulta médica.
A dona de casa Edilma Bezerra, de 71 anos, também se queixou da situação do trapiche. "Dois senhores me seguraram para eu descer no trapiche quebrado", afirmou ela, que estava vindo de Cotijuba. A senhora subiu o trapiche com muita dificuldade.
Dona Edilma disse que a prefeitura precisa organizar o trapiche, já que passageiros e trabalhadores transitam no mesmo espaço, o que é ruim para as pessoas com mobilidade reduzida. "É um absurdo", afirmou.
MANUTENÇÃO
O estivador Luís Carlos Pereira dos Santos, de 49 anos e que trabalha no trapiche há mais de 30, disse que é preciso trocar o flutuante. "Só secar (a água) não dá jeito. Seca e, depois, vai para o fundo de novo", disse.
"Olha o pessoal descendo da lancha e caindo na água. Tem senhora que vem com crianças", afirmou. Luís Carlos acrescentou que já "tem alguns dias que o flutuante está indo para o fundo". O trapiche de Icoaraci fica na rua Siqueira Mendes, no bairro Cruzeiro.
PROVIDÊNCIAS
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), informa que já tem um projeto de novo flutuante para o porto do distrito de Icoaraci e está providenciando processo licitatório para aquisição do equipamento. Enquanto isso, órgãos do município trabalham para colocar um flutuante provisório no local.
A Agência Distrital de Icoaraci, juntamente com a Associação dos Barqueiros, está fazendo a drenagem da água do flutuante com o auxílio de uma bomba disponibilizada pela empresa responsável pela travessia no trapiche. Quem precisa passar pelo local está sendo auxiliado por agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA