Covid-19: Belém vai aplicar a 5ª dose, mas 46% da população não tomou a 4ª; veja onde se vacinar
A partir desta sexta-feira, está disponível a chamada quinta dose ou terceira dose de reforço
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciará, na próxima segunda-feira (21), a aplicação do terceiro reforço (quinta dose) contra a covid-19 para pessoas com idade a partir de 60 anos e imunossuprimidos com 18 anos e mais, incluindo grávidas e puérperas nessa condição.
VEJA MAIS
O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, disse que o índice de vacinação na primeira e segunda dose é “muito bom”, em Belém - em torno de 90%. “Mas as pessoas que tomaram as quatro doses de vacina temos um percentual de 54% de pessoas vacinadas. Portanto, ainda temos aí em torno de 46% da população de Belém que precisa ser vacinada”, afirmou.
“E aí é importante informarmos à população que não só a quinta dose, não só a vacina para a criança. Mas também temos disponível a vacina em todas as unidades de saúde do município para quem ainda não tomou nenhuma dose”, disse o titular da Sesma.
“Quem fez a primeira dose e ainda não fez a segunda temos disponíveis. Quem fez a primeira e a segunda e não fez a terceira nós temos disponível. Quem fez a primeira, segunda e terceira e precisa fazer a quarta nós temos disponível”, afirmou.
Maurício Bezerra disse que a covid está “muito bem controlada em Belém”. Mas é preciso avançar na vacinação. “O vírus atua no organismo e nós precisamos reforçar a nossa imunidade periodicamente. A covid, nesse momento, precisa da quinta dose e já estamos disponibilizando para que a gente consiga aumentar o percentual de vacinação”, afirmou.
Veja onde tomar a 5ª dose
Para pessoas com idade a partir de 60 anos e imunossuprimidos com 18 anos e mais, incluindo grávidas e puérperas nessa condição.
Locais
- Nas UBSs: de segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h;
- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h (vacinas disponíveis: covid, influenza e sarampo);
- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, influenza e sarampo);
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, influenza e sarampo);
- Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (vacinas disponíveis: covid, influenza e sarampo).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA