Inmet emite alerta amarelo de chuvas para Belém e região litorânea do estado

Especialista explica que pancadas de chuva são comuns para essa época do ano

Laís Santana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (12), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas em uma faixa que alcança municípios do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão. O aviso de risco tem duração até a manhã desta terça-feira (13) e foi o terceiro alerta dado em menos de dez dias. 

Quando um alerta amarelo é emitido, significa dizer que há risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Nesse nível de risco, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É importante também evitar o uso  de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A ocorrência desse tipo de alerta é comum para a região, mesmo que em uma época conhecida pelas altas temperaturas e diminuição das chuvas, como explica o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet, José Raimundo de Abreu. 

"Para nós é comum 30mm de chuva, uma pancada forte que dá e passa, algo comum para os meses de junho e julho, essas chuvas normalmente são geradas devido feitos convertivos e de brisas, forma uma linha de instabilidade e desenvolve nuvens de chuva nessa região. É um perigo leve e para alguns locais pode causar danos materiais por causa dos raios e trovoadas.  

A partir desta terça-feira (13), a previsão é de poucas chuvas e dias ensolarados, com pancadas de chuva pela parte da tarde, variando entre 12% e 23% até sexta-feira. Já no final de semana, a probabilidade de chuva é de 23%. 

Caso necessário, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM