CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cão idoso vítima de maus-tratos é resgatado na Marambaia

O animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses

O Liberal
fonte

Um cachorro idoso que estava sendo vítima de maus-tratos foi resgatado nesta quarta-feira (19), no bairro da Marambaia, em Belém. O resgate foi realizado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), após denúncias de vizinhos, preocupados com as condições em que o animal se encontrava.

De acordo com a secretária da Sepda, Elizabeth Pires, o cão, sem raça definida, vivia em um ambiente insalubre e apresentava sinais evidentes de negligência. “Ele estava mal alimentado e tinha uma ferida imensa no corpo. O animal já é idosinho, é cego e surdo, e estamos cuidando dele com toda uma equipe de profissionais para que ele fique bem”, afirmou.

VEJA MAIS

image Ativistas esperam que leis de defesa dos cavalos sejam praticadas com novo espaço
Criação de santuário para equinos pode resolver antigo problema em Belém que é a destinação dos animais que sofreram violência

image VÍDEO: Mulher é procurada pelo Ibama após aparecer em vídeo torturando e matando onça-parda
O flagrante foi divulgado no último sábado (18/01) por um fiscal do Ibama

Após ser retirado da residência, o cachorro foi encaminhado para o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses, responsável pelo tratamento e acolhimento de animais em situação de abandono.

A titular da Sepda destacou que tanto o hospital quanto o Centro de Zoonoses oferecem atendimentos gratuitos e incentivou a denúncia de maus-tratos. “O Centro de Zoonoses faz, periodicamente, feiras de adoção de animais. E aqueles que não são adotados passam a ter uma vida digna aqui no centro”, explicou. “Qualquer pessoa pode denunciar maus-tratos contra animais, por meio do número 181 ou 190. A denúncia pode ser feita de maneira anônima.”

Desde o início da atual gestão municipal, a Sepda já resgatou cinco animais, entre gatos, cachorros e cavalos. Além disso, a secretaria tem promovido ações de vacinação e castração. No dia 8 de fevereiro, durante uma iniciativa no bairro do Guamá, cerca de 500 vacinas antirrábicas foram aplicadas em cães e gatos.

Lei garante proteção aos animais

A prefeitura tem reforçado medidas para garantir o bem-estar animal. Em janeiro, o prefeito Igor Normando sancionou a Lei 10.126, que assegura o fornecimento de alimento e água para animais de rua, incluindo cães e gatos comunitários.

A legislação permite que os animais sejam alimentados em espaços públicos e áreas comuns de condomínios, proibindo a remoção violenta ou qualquer impedimento à alimentação. A norma prevê ainda a aplicação de multas para quem descumprir as regras.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM