Belém terá operação de tratamento de canais para diminuir alagamentos

'Operação Inverno 2023' começa na quinta-feira, 10, com tratamento de canal no bairro da Cremação

O Liberal
fonte

A partir da próxima quinta-feira (10), um cronograma de limpeza e dragagem dos canais de Belém começa a ser executado na capital paraense, como parte da chamada 'Operação Inverno 2023', deslanchada pela prefeitura. O ponto de partida da operação será o canal da avenida Generalíssimo Deodoro à esquina da rua Engenheiro Fernando Guilhon, no bairro da Cremação, onde os trabalhos devem começar a partir das 11h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), 65 canais da cidade já passaram por limpeza e dragagem desde o dia 13 de janeiro de 2021. "Inclusive, todos eles já receberam limpeza manual ou mecânica no mínimo três vezes", acrescenta.

Com a chegada do inverno amazônico, as ações devem ser reforçadas e intensificadas, com o apoio de uma frente de trabalho composta por 768 servidores e 66 máquinas e equipamentos, como escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, guindastes hidráulicos, guindastes americanos e caçambas trucks.

VEJA MAIS

image Médicos em greve: UPA da Marambaia segue sem funcionamento nesta quarta-feira (9)
Pacientes que buscam atendimento voltam para casa, frustrados

image Paraense de 39 anos pede ajuda para custear tratamento contra o câncer; saiba como doar
"Tenho uma filha de dois anos, quero participar da vida dela", diz Nadiane Munhoz, que está em tratamento e pede doação para arcar com os custos

image Manutenção de veículo: saiba quais cuidados tomar quando dirigir na chuva e em alagamentos
Deve-se manter em dia os serviços no carro e redobrar a atenção nas vias

Operação Inverno em 2021

No ano passado, a operação seguiu de 11 de novembro de 2021 até fevereiro de 2022 e contou com 800 homens da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizando serviços de dragagem mecânica e limpeza manual, utilizando seis maquinários de dragagem. 

O objetivo da ação é evitar alagamentos durante as chuvas do inverno amazônico, começando por um dos pontos críticos mais conhecidos, no bairro da Pedreira. E, em 2021, pela primeira vez, a capital recebeu em menos de um ano os serviços urbanos, conforme informou a Defesa Civil na época, que acompanhou o início das operações.

Na ocasião, Christiane Ferreira, presidente da Defesa Civil de Belém, explicou que a limpeza dos canais garante mais segurança aos belenenses. “Atuamos não só preventivamente, mas também, ostensivamente em situações de alagamentos e inundações. Esse trabalho aqui é de extrema importância para minorar os riscos dessas famílias e transeuntes dessas áreas. Então nós, mapeamos essas áreas, subsidiamos as secretarias, e acompanhamos os trabalhos, pois uma cidade limpa e planejada evita transtornos à população”, destacou.

(*Com a colaboração de Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM