Belém terá 'descartômetro' para destinação adequada de medicamentos vencidos; entenda
Serão colocados pontos de coleta em vinte nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro em Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s)
Belém contará com pontos para descarte adequado de medicamentos vencidos. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), durante um encontro nesta sexta-feira (5), data em que é celebrado o Dia Nacional da Farmácia. A reunião tratou da destinação correta de medicamentos, momento em que foi apresentado o projeto “Descartômetros”, que visa auxiliar a população para descartar medicamentos vencidos em recipientes.
A novidade servirá para descarte de caixas, bulas e remédios vencidos em pontos de coleta localizados em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro em Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
VEJA MAIS
Na ocasião, o encontro reforçou aos profissionais sobre a importância do descarte correto de remédios e outros produtos farmacêuticos vencidos. De acordo com a Flávia Moraes, coordenadora interina da área de medicamentos da Sesma, foi realizado um treinamento aos farmacêuticos dos postos de saúde para o uso racional das substâncias fármaco e sobre o descarte consciente dos que estão em desuso ou vencidos.
Descarte inadequado prejudica a saúde e o meio ambiente
A coordenadora ressaltou que jogar fora remédios de maneira indiscriminada pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. “Não se deve descartar medicamentos junto com o lixo comum, pois esses produtos podem contaminar o solo e a água, refletindo na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Para a farmacêutica Alexandra Moraes, que participou do treinamento ofertado pela Sesma, destinar remédios vencidos para o lixo de casa pode causar prejuízos ao meio ambiente e à população local. “São produtos que contêm substâncias químicas e, por isso, não devem ser descartados de maneira indiscriminada. Aqui na capacitação atualizamos conhecimentos e podemos orientar melhor nossos usuários”, concluiu Alexandra.
(Vitória Reimão, estagiária sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA