Belém recebe mais cinco ônibus elétricos para o BRT Metropolitano
Frota sustentável já conta com 15 veículos no pátio da Seinfra, em Belém; a meta é que os 40 ônibus sejam entregues até o final de maio

Cinco novos ônibus elétricos chegaram nesta quinta-feira (17) para reforçar a frota do Sistema BRT Metropolitano, em Belém, dando continuidade aos investimentos do Governo do Pará em mobilidade urbana. Com a nova remessa, o total de veículos já soma 15 unidades, que estão estacionadas no pátio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), à espera do início da operação, previsto para o segundo semestre deste ano.
O diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), Eduardo Ribeiro, destaca que mais veículos devem chegar na próxima semana. “Com a entrega dos cinco ônibus hoje, e de outros cinco que serão entregues na próxima terça-feira, teremos 20 deles já em Belém, prontos para entrar em fase de testes. A expectativa é que, até o fim de maio, os 40 veículos elétricos adquiridos pelo Estado estejam entregues”, informou o gestor.
VEJA MAIS
Sustentabilidade
Os ônibus elétricos representam uma nova etapa na transformação da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém, que contará com um sistema sustentável, silencioso e eficiente. Os ônibus são 100% elétricos, movidos à bateria, com emissão zero de poluentes e baixo nível de ruído — tecnologia que alia inovação à responsabilidade ambiental.
“Receber esses ônibus é um momento histórico, um verdadeiro marco tecnológico e ambiental para o nosso Estado. Estamos diante do futuro do transporte público. Daqui a dez anos, vamos olhar para trás e reconhecer este como o ponto de virada — quando iniciamos uma nova fase na mobilidade urbana, com mais respeito ao meio ambiente, à cidade e à forma como nos relacionamos com o transporte coletivo”, frisou Cláudio Conde, diretor de Regulação e Planejamento da Artran.
A iniciativa integra o compromisso do governo do Estado com a modernização do transporte público e a redução dos impactos ambientais. Além da aquisição dos 40 ônibus elétricos, o projeto do BRT Metropolitano prevê a construção de corredores exclusivos, terminais de integração e estações de embarque, garantindo mais conforto, acessibilidade e agilidade no deslocamento da população.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA