CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém já começa a respirar o clima animado das festas juninas

Para muita gente, o mês de junho é diferente, por ser alegre, colorido e musical

Dilson Pimentel

Belém já começa a entrar no animado clima do mês de junho, que começa neste sábado (1º). É o mês das festas juninas. Um mês alegre, colorido e musical. Para muita gente, junho é o melhor mês do ano. E tudo isso embalado por deliciosas comidas típicas, como bolo e mingau de milho.

Há, ainda, as bandeirinhas de São João, concursos de quadrilhas, músicas tradicionais tocando em pontos comerciais, além dos santos juninos e dos casamentos comunitários. Logo, logo as ruas começam a ser enfeitadas e o clima junino se espalha pela cidade.

Basta percorrer o centro comercial e perceber que o clima junino já começou. Roupas e acessórios coloridos e chapéus de palha estão expostos em muitas lojas. Há, também, as músicas juninas que servem para atrair os clientes para as lojas. A dona de casa Edna Cravo, de 59 anos, disse que gosta muito do mês de junho. “Olha, tudo é gostoso”, contou. “É a quadrilha, é a comida típica, poder assistir o boi-bumbá, assistir os pássaros juninos. Tudo é bom. Eu gosto de tudo”, afirmou.

Edna observou que o mês de junho é diferente dos demais meses do ano. “É totalmente diferente. É um mês alegre, é um mês que a gente participa com a família, leva filho e neto para assistir à quadrilha, é maravilhoso”, completou. A dona de casa também citou que junho é um mês musical, com canções que animam as pessoas, deixando-as com vontade de dançar. E ela também tem opções para assistir às quadrilhas juninas. “Vou no Centur, vou no colégio dos meus netos, para assistir eles dançar e participar da quadrilha, onde tiver a alegria eu vou”, contou.

image A dona de casa Edna Cravo, de 59 anos, disse que gosta muito do mês de junho. “É a quadrilha, é a comida típica. Tudo é bom" (Foto: Thiago Gomes/O Liberal)

E, exatamente por causa da apresentação dos netos em quadrilha, ela comprou, na manhã desta sexta-feira (31), alguns acessórios para enfeitar as roupas das crianças. “No dia 15 um neto vai participar da festa na escola. No dia seguinte, outro neto. Então eu participo de todas”, disse, animada, bem no clima do mês de junho.

LEIA MAIS:

image Dia de Santo Antônio: conheça a história do frade que virou Santo Casamenteiro
Santo Antônio é um dos três santos mais celebrados no mês de junho

image São João 2024: Onde vai ter festa, arraial e quadrilha junina em Belém? Confira a programação
Os festejos juninos em Belém contarão com grupos folclóricos, arrastões e os tradicionais concursos de quadrilhas juninas

O pedreiro Cláudio Nelson Silva, de 54 anos, também já estava no clima junino na manhã desta sexta-feira. Ele estava no centro comercial e usava um chapéu de palha, um item bem característico do mês de junho. Cláudio gosta muito das comidas típicas. “Vatapá, maniçoba, caruru. Tudo”, contou. Ele também disse que gosta muito da alegria de junho. “A animação de São João”, afirmou. Para Cláudio, junho tem, de fato, um toque especial. “É o mês da folia, da alegria. Tem as músicas também”, contou. Para ele, e por todas essas características, junho é o melhor mês do ano.

  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM