CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Atividade de canoagem promove diversão e reabilitação para PCDs em Belém

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu, nesta quinta-feira, uma atividade de canoagem adaptada às margens da Baía do Guajará

Beatriz Rodrigues
fonte

Em clima de férias, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu nesta quinta-feira (4), em Belém, uma atividade de canoagem adaptada às margens da Baía do Guajará para reabilitandos com diversos tipos de deficiência.

VEJA MAIS

image CIIR inicia temporada 2024 da canoagem adaptada em Belém
Canoagem adaptada envolve Pessoas com Deficiência nas quatro linhas de reabilitação: visual, auditiva, física e intelectual

image CIIR ultrapassa 90 mil atendimentos a pessoas com espectro autista em três anos
Os serviços multiprofissionais contemplam enfermagem, serviço social, terapias individualizadas e em grupos, acolhimento e muitos outros

image Listão Uepa 2024: estudante com paralisia cerebral comemora, no CIIR, aprovação no vestibular
Após resultado, Lucas foi celebrar a aprovação ao lado da família e de seus cuidadores

Denominada “Meninos do Rio”, o projeto estimula o fortalecimento muscular, a socialização e a coordenação motora dos participantes. O pequeno Thalyson Araújo, de 8 anos, participou pela primeira vez da atividade acompanhado da irmã mais velha, Graziele. 

“Foi muito bom! É uma experiência nova, porque o Thalyson nunca havia ‘andado’ na canoa. Sair um pouco da rotina é bom demais para ele. Adoramos!", disse a jovem de 18 anos.

Canoagem Inclusiva

O profissional de educação física e terapeuta condutor da atividade, João Rodrigues, explicou que antes de acessar a Baía os participantes recebem preparação física em uma piscina aquecida no Centro de Reabilitação.

“Para melhorar o condicionamento físico deles, realizamos um trabalho de fortalecimento na água. Dentro da piscina, praticam natação, andam, fazem o movimento de correr e realizam o mergulho para controlar a respiração, além de ensinarmos as técnicas de canoagem que irão realizar no meio da Baía”, detalha o terapeuta.

A canoagem adaptada é praticada duas vezes ao mês, já que é necessário que a Baía esteja cheia para que a água se aproxime da orla do CIIR. 

"A maré é analisada diariamente e, de acordo com as percepções, a gente agenda as remadas. Por isso, é realizada a cada 15 dias”, contou João Rodrigues.

Em 2023, o projeto "Meninos do Rio" ganhou um prêmio internacional em uma conferência realizada em Boston, nos Estados Unidos. O evento reuniu profissionais de diversos países e premiou projetos e ações de saúde.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM