Mangueira de mais de meio século cai e quebra grades do Colégio Gentil nesta quinta-feira

É pelo menos a sexta árvore da flora urbana de Belém que cai na capital neste ano, como aponta a Semma

Victor Furtado
fonte

Mais uma árvore caiu em Belém. No início da manhã desta quinta-feira (23), por volta de 5h, uma mangueira de pequeno porte, com mais de 50 anos de existência, tombou sobre as grades do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré. Não houve feridos, danos a veículos e/ou prejuízos ao trânsito no trecho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atendeu ao chamado para desobstrução da calçada, tomada pela árvore caída.

A Semma diz que há indícios claros de que a queda do vegetal tenha sido provocada por causa dos cortes na raiz, enfraquecendo a sustentação e, consequentemente, ocasionando a queda. A secretaria vai emitir laudo, em uma semana, onde serão confirmadas as causas da queda do vegetal.

O chefe de divisão de poda da Semma, Francisco Júnior, em entrevista durante os trabalhos que foram feitos pela manhã, conta que recebeu o chamado sobre a queda da árvore ainda durante a madrugada, por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop): "E a gente providenciou uma equipe da Semma para começar o trabalho de retirada do vegetal. Já estamos atuando com o retalhamento do tronco e já está vindo um caminhão para a retirada de maior parte do vegetal, que está prevista para acontecer ainda hoje", informa.

image Equipe técnica da Semma atendeu ao chamado para remoção do vegetal. (Ivan Duarte / O Liberal)

 

VEJA MAIS

image Árvore cai e interrompe o trânsito na travessa Perebebuí nesta segunda-feira (20)
O vegetal de grande porte ficou atravessado na via, impossibilitando o tráfego de veículos no local

image Árvore da espécie oitizeiro cai na praça da Bandeira, em Belém, nesta quinta-feira (16)
A árvore desabou durante a madrugada; ninguém se machucou

image Mangueira desaba e interdita a avenida Nazaré na noite desta terça (14)
Não há registro de feridos

image Chuva torrencial provoca queda de árvore e alagamentos neste sábado em Belém
Neste sábado (11), a Defesa Civil de Belém divulgou o boletim meteorológico do Inmet para a região. Neste dia, a entidade publicou o alerta laranja

Em áreas públicas, o chefe de divisão de poda afirma que o trabalho de vistoria das árvores é constante: "Uma equipe técnica percorre principalmente os corredores de grande arborização do município com um aparelho que cotribui na análise do vegetal, principalmente a parte interna, que complementa a análise visual do técnico em campo. Todos os chamados que são feitos pelos canais oficiais da Sema, a gente verifica. Aqui a gente já tem feito um trabalho ao longo dos anos por ser um dos corredores do Círio de Nazaré".

Já quanto a terrenos particulares arborizados, como é o caso do próprio Colégio Gentil Bittencourt e outros pontos do bairro de Nazarém, Francisco Júnior explica que a Semma não tem a responsabilidade de fazer a manutenção de vegetais nessas localidades, mas que opera em parceria com qualquer proprietário de área arborizada orientando sobre os cuidados, em especial áreas de grande arborização:

"O nosso departamento atua em áreas verdes públicas. Quando se trata de propriedade privada, atuamos em forma de cooperação técnica: a gente dá a informação técnica do que pode ser feito. Mas a responsabilidade de poda interna é do proprietário ou da instituição".

 

Outras quedas de árvore em Belém

Um levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) aponta que esta é a sexta árvore da flora urbana de Belém a cair em 2023. A última foi na segunda-feira (20), na travessa Perebebuí.

Em 2021, registra a Semma, foram 24 árvores que sofreram queda em Belém e nos distritos de Icoaraci e Outeiro. Em 2022, esse número caiu para 11 vegetais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM