Árvore cai e interrompe o trânsito na travessa Perebebuí nesta segunda-feira (20)

O vegetal de grande porte ficou atravessado na via, impossibilitando o tráfego de veículos no local

Fabyo Cruz e Gabriel Pires
fonte

Uma árvore da espécie oiti (também conhecido como oitizeiro) caiu na tarde desta segunda-feira (20), na travessa Perebebuí, entre as avenidas Romulo Maiorana e Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém, e por sorte não atingiu um veículo que estava estacionado bem próximo, na via. O vegetal de grande porte ficou atravessado na rua, impossibilitando o tráfego de veículos no local. Segundo testemunhas, não houve registro de feridos, já que no momento da queda não passava ninguém pelo local. No entanto, o trecho da via, onde funcionam vários trailers de lanches, está sem energia elétrica.

VEJA MAIS

image Árvore cai em cima de restaurante no residencial Bosque Felicidade, no bairro do Mangueirão
Árvore já dava indícios de que iria tombar, diz morador

image Chuva torrencial provoca queda de árvore e alagamentos neste sábado em Belém
Neste sábado (11), a Defesa Civil de Belém divulgou o boletim meteorológico do Inmet para a região. Neste dia, a entidade publicou o alerta laranja

image Árvore da espécie oitizeiro cai na praça da Bandeira, em Belém, nesta quinta-feira (16)
A árvore desabou durante a madrugada; ninguém se machucou

image Mangueira desaba e interdita a avenida Nazaré na noite desta terça (14)
Não há registro de feridos

O motorista Luiz Leite, 66 anos, passou pelo local poucos segundos antes da queda da árvore, enquanto seguia a caminho da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ele conta que conseguiu presenciar o momento em que o vegetal desabou: “Eu estava chegando na Uepa, quando vi passar um carro e a árvore arriar. Passou o carro, e ela caiu”, disse a testemunha. Luiz contou que não passava ninguém no momento.

Durante a queda, galhos da árvore atingiram um refletor instalado em um poste, fazendo com a peça caísse também. O desabamento do vegetal acabou provocando o rompimento de cabos de energia elétrica, deixando a área sem luz. A venda de coxinhas de Breno Rodrigues, 42 anos, ficou prejudicada com a falta de energia para ligar os equipamentos do seu trailer. “Estamos esperando o pessoal vir aqui para ligar a luz de novo”, afirmou. O autônomo disse ainda que no mesmo trecho da Perebebuí há outras árvores com risco de queda. 

Uma delas, localizada próximo ao trailer de Breno e à grade da subestação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), apresenta uma grande rachadura na raiz. Outro vegetal que aparentemente corre risco de queda está apoiado no muro da subestação que dá para a travessa Perebebuí, pela parte interna do terreno. “Essa árvore está rachada bem na raiz e meio tombada para o lado da pista. Do lado de fora, pela calçada, é que dá para ver que a raíz está saindo do chão. Nesse período em que estamos [referindo-se às chuvas do inverno amazônico] ainda não vimos ninguém checar sobre esses riscos”, comentou. Ele teme que com as fortes chuvas do período a árvore possa vir a tombar.        

A Redação Integrada de O Liberal solicitou nota da Cosanpa sobre o risco de queda do vegetal, que está na área interna do terreno da subestação, na Perebebuí. A Cosanpa repondou com o seguinte posicionamento: "A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que uma equipe técnica  vai avaliar a situação e, caso necessário, a árvore será retirada com os cuidados necessários".

A Equatorial também foi procurada para falar sobre a falta de energia elétrica no local, fato que foi negado pela empresa: "A Equatorial Pará informa que sua equipe foi ao local e constatou que não há clientes com o fornecimento de energia elétrica interrompido e que somente o serviço de iluminação pública foi afetado com a queda de uma vegetação, na tarde desta segunda-feira, 20. Uma nova equipe especializada irá ao local para a retirada da vegetação da via e assim normalizar o fluxo de veículos".

"No entanto, caso haja falta de energia a distribuidora orienta que o cliente informe o ocorrido em dos seus canais de atendimento que funcionam 24h, todos os dias. O contato pode ser feito por meio da assistente virtual Clara, enviando um “Olá” para o WhatsApp 91 3217 8200, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou ainda pela Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 091 0196".

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou por meio de nota que já tem conhecimento do fato. Segundo o órgão, uma equipe já está no local executando o serviço de desobstrução da via e que as causas da queda estão sendo investigadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM