Pastor Mesaque Rego fala sobre a necessidade do descanso e do limite de trabalho
Como bons cristãos queremos saber sobre o que a Bíblia fala de férias, descanso e lazer?
O mês de julho chegou e as férias estão em alta. Como bons cristãos queremos saber sobre o que a Bíblia fala de férias, descanso e lazer? Será que Deus está preocupado com essas coisas? Deus estabeleceu um padrão de descanso regular, onde trabalho e repouso são essenciais. Esse período é destinado à restauração das nossas energias e são oportunidades para dedicarmos tempo ao nosso relacionamento com Ele, a família, amigos e nós mesmos.
Deus estabeleceu o descanso integrado ao trabalho, mostrando que eles não são opostos, mas interdependentes e por isso devemos obedecer aos limites do nosso labor. Gênesis 2.3 diz que “abençoou Deus no sétimo dia e o santificou, porque Nele descansou de toda a obra que realizara na criação”. Deus descansou, terminando em seis dias de trabalho toda a criação, mas Ele não estava cansado, não precisava descansar, entretanto decidiu limitar sua obra criadora ao tempo e ao espaço, estabelecendo um limite ao universo criado naqueles seis dias.
Se Deus trabalha e descansa, o homem precisa trabalhar e descansar. Ele foi projetado por Deus assim, e deve obedecer aos seus limites, conforme o modelo estabelecido na Bíblia. Fomos criados com a necessidade do sono diário, do descanso semanal e o livro sagrado segue orientando os ciclos de descanso e trabalho, com festas em determinados meses do ano: festas da Colheita, Páscoa, das Tendas, Pentecostes, para que seu povo descansasse de suas ocupações e celebrasse em família a abundância das colheitas e a prosperidade do seu trabalho e o ano sabático para que a terra descansasse.
MAIS LIDAS
Jesus nos deu o exemplo desse ciclo de trabalho e descanso: Em Lucas 5:16 encontramos: “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava”. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco. Assim, eles se afastaram num barco para um lugar deserto” (Marcos 6:31,32). Jesus descansava do seu trabalho indo para longe das multidões. Sua humanidade foi vivida em todos os aspectos: sono, descanso, trabalho e relacionamentos. Ele sabia quando deveria parar e descansar.
Precisamos de um ritmo de trabalho e descanso para viver de acordo com o nosso potencial dado por Deus. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, muitas pessoas podem trabalhar em qualquer lugar a qualquer hora, muitos perderam a noção do equilíbrio descanso x trabalho. Sem o repouso as pessoas tendem a ficar desanimadas, ansiosas, irritadas, o que leva a produzir relacionamentos tensos e diminuir a alegria da vida gerando falta de motivação e insegurança.
O repouso é santo porque foi estabelecido por Deus para nossa alegria. Assim como há vários tipos de trabalho, há vários tipos de descanso também. O livro Descanso Sagrado (Sacred Rest, Editora Faithwords), da Dra. Saundra Dalton-Smith, enumera sete descansos: físico, mental, espiritual, emocional, social, sensorial e criativo. A autora, ao discorrer sobre eles, mostra que o descanso não é uma opção, mas uma exigência e que ele afeta nossa saúde, felicidade, relacionamentos, criatividade, produtividade e espiritualidade.
Precisamos refletir sobre nosso trabalho, quem somos, o que Deus quer que façamos, reavaliar nossas prioridades, separar tempo para a família, para podermos assim melhor desfrutar da vida que Deus nos deu. Deus está interessado em nossas férias e lazer. Devemos fazê-lo para a Sua glória (1 Coríntios 10:31).
Boas férias!
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA