Parque esportivo da Tamandaré está tomado por sujeira
Moradores do bairro da Cidade velha denunciam que o complexo está em completo abandono
O Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira, localizado na avenida Almirante Tamandaré, entre as travessas Monte Alegre e Carlos de Carvalho, no bairro da Cidade Velha, em Belém, está entregue a muita sujeira e em condição de abandono. Moradores do bairro denunciam o descaso com uma área que deveria ser bem cuidada para garantir o lazer e a prática de esportes.
VEJA MAIS
O complexo possui duas quadras e uma pista de skate. O mato e o lixo vêm tomando conta desses espaços. Os portões que restringem o acesso às quadras foram levados, assim como os aros das cestas de basquete. O local também serve como abrigo para pessoas em situação de rua, que, segundo denúncias, fazem suas necessidades fisiológicas na área. A praça também não estaria recebendo limpeza há meses.
Os pedestres reclamam que, às vezes, há trechos interditados pelo lixo acumulado. Resíduos espalhados impedem a passagem, além de causar transtornos devido ao forte odor exalado. O problema não ocorre em toda a praça, mas alguns pontos do espaço prejudicam o lazer de quem frequenta a área.
A moradora Clarissa Farias reclama do matagal nas quadras de esporte e da insegurança na área. Segundo ela "só não levaram porque não tem como". "Se tivesse pelo menos uma fiscalização para amenizar, porque fica por isso mesmo e os moradores de rua fazem o que bem entendem", disse Clarissa.
Clarissa relata, ainda, a dificuldade em transitar pelos espaços da quadra, por conta da sujeira que é deixada: "A gente quer sentar, olhar o pessoal fazer o seu esporte, mas não tem como, por causa das necessidades que os moradores de rua fazem".
Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que vai verificar a situação e, caso seja de sua responsabilidade, o órgão municipal vai notificar a empresa responsável para que ela tome as medidas cabíveis e providencie a retirada do lixos do local.
Já com relação à falta de segurança, a Guarda Municipal de Belém (GMB) comunicou, por nota, que faz rondas periódicas e que mantém base no espaço cultural Iracema Oliveira. "A população pode colaborar denunciando qualquer ação suspeita pelo número 153, o Disque Denúncia gratuito, que funciona 24 horas", pontuou.
A reportagem também solicitou nota à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para apurar se o órgão promove algum tipo de ação para cuidar da área verde do espaço. Não houve retorno até o fechamento desta edição.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA