Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Jornalista Lediany Rosa diz que rua do Coqueiro não recebe manutenção há 30 anos

Denúncias de moradores afirmam que todo o perímetro da Rua Karina está sem pavimentação asfáltica

O Liberal

A Rua Karina, no bairro do Coqueiro, em Belém, não recebe manutenção e pavimentação asfáltica há 30 anos, segundo denúncias de moradores para o Você Repórter. A via ainda possui aspecto de terra batida e não apresenta estrutura para as calçadas, pois o espaço entre o meio-fio e as residências apresenta um grande aglomerado de mato alto. A jornalista Lediany Rosa, moradora do bairro, diz que o perímetro está abandonado e que nada é feito para mudar a realidade da via.

image Lediany lamenta o abandono da rua e reclama das poeiras (Reprodução / Você Repórter)

"Todos aqui pagam seus impostos, mas não vemos melhorias. Nós já fizemos abaixo-assinado e também levamos ofício para a prefeitura, mas, até agora, nada. Anteriormente, uma equipe chegou a vim aqui na rua e comunicou para os moradores que realizaria uma medição da rua, mas nada adiantou, pois não houve nenhuma manutenção até agora", conta Lediany.

Os moradores reclamam que o local está carregado de poeira e que o problema prejudica aqueles que possuem dificuldades respiratórias. Para amenizar o problema dos buracos na via, a população se dispõe a colocar sobras de materiais de construção para tapar os trechos esburacados.

VEJA MAIS:

image Comerciante Lucival Pinheiro denuncia obra abandonada na rua dos Pariquis, no Jurunas
A rua está empoeirada e tem trechos esburacados, reclamam os moradores da área

image Mato e entulho degradam a rua do canal São Joaquim, no Barreiro
De acordo com as denúncias, o descaso é antigo e gera vergonha

image Rua da Pratinha não possui saneamento e ponte seria irregular, afirmam denúncias
A reportagem ouviu moradores denunciaram que a Rua 13 de Junho está quase intrafegável porque é coberta de terra e pedras

Representantes da comunidade afirmam que já encaminharam várias reclamações e pedidos de manutenção para rua. Denunciantes comentam que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a Rua Karina já está asfaltada e que recebeu reparos. "A gente não vê nenhuma melhoria. Vocês podem ver como está a rua: só mato, lixo na entrada, não há asfalto. Quando chove, alaga tudo, pois a rua mal apresenta vala e a água da chuva vai para dentro de casa", reclama a jornalista.

Plácida Rodrigues é uma das moradoras mais antigas do bairro. A aposentada diz que passou 27 anos solicitando ao órgão municipal de saneamento para que a rua recebesse pavimentação asfáltica. "Eu moro aqui há 34 anos e, quando cheguei aqui, não entrava carro. Eu mandei aterrar a entrada da via, colocar tubo e abrir e a via para que entrasse nosso material para uma fábrica que fica no final da rua", acrescenta.

rua do coqueiro Reprodução / Você Repórter

"Se tinha algum problema ou sujeira, eu mandava limpar. Eu precisava fazer isso, porque os órgãos competentes não olhavam para cá. Eu entreguei documentos para a Sesan, mas o órgão concluiu que aqui já estava asfaltado. Nós pagamos um IPTU caríssimo e nada foi feito. Recentemente, os moradores implementaram uma nova documentação, a Sesan veio olhar e nós queremos muito que haja a limpeza. Passei 23 anos pagando um senhor para limpar a rua", reclama Plácida.

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que não tem medido esforços para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal. A Sesan informa também que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos, e que a rua Karina integra a relação de vias para as quais a Prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS