CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Funcionário público César Setúbal denuncia faixa de pedestres apagada na Augusto Montenegro

A comunidade do bairro Tapanã acredita que medidas como a instalação de semáforos e o reforço na fiscalização poderiam reduzir os acidentes e oferecer maior proteção aos pedestres

Gabriel da Mota e Mariana Azevedo

Uma faixa de pedestres apagada representa a ausência de sinalização eficaz na rodovia Augusto Montenegro próximo à rua Aleutas, no bairro Tapanã, em Belém. Essa situação tem transformado o trecho em um verdadeiro "corredor da morte", segundo o funcionário público César Setúbal, de 52 anos. Ele relata que a comunidade enfrenta diariamente dificuldades para atravessar a via, expondo-se a graves riscos de acidentes devido à falta de sinalização e fiscalização.

"Nossa comunidade, em torno dela, não tem mais segurança. Se você fizer uma comparação, aqui próximo, nós temos dois sinais: um na retaguarda, e outro na frente. Por que aqui não se põe uma sinalização semafórica? Isso é um apelo da comunidade. Precisamos de uma sinalização, porque o ‘corredor da morte’ faz uma vítima todo dia", solicita César.

De acordo com ele, a situação é ainda mais preocupante devido ao histórico de acidentes graves no local. “Ontem mesmo, aconteceram dois acidentes simultâneos. Um deles resultou em óbito, e no outro, graças a Deus, a pessoa sobreviveu. Tudo isso porque não há sinalização semafórica, nem fiscalização. Então, é um apelo para que as autoridades competentes venham resolver esse problema”, denuncia, acrescentando que a faixa de pedestres existente está apagada e raramente é respeitada pelos motoristas.

César faz um apelo à nova gestão municipal: “Que o nosso prefeito, responsável por Belém, olhe para esta área. Coloque uma sinalização, fiscalize este corredor do BRT, porque os acidentes estão constantes, muitos óbitos estão acontecendo. Se não tomarem uma providência, o caos será instalado aqui nesse perímetro. Isso é um apelo para que chegue à Secretaria de Mobilidade Urbana, à Guarda Municipal, à Polícia Militar, enfim, que tenhamos uma solução para esta comunidade”.

Além disso, ele ressalta o impacto da situação na mobilidade dos pedestres. "Se não tiver alguém para se arriscar e parar no meio da pista, os carros não param. Nós temos idosos, crianças, pessoas com mobilidade reduzida, que ficam aqui, seja no sol ou na chuva, e ninguém respeita. É necessário que tenhamos uma sinalização semafórica neste trecho. A situação aqui está muito complicada”, argumenta.

SEMOB

Procurada pela reportagem, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB) informou que está atendendo a solicitações de implementação de sinalização vertical e horizontal em diversos pontos da cidade, e que o serviço pode ser solicitado pelo e-mail gabs.semob@cinbesa.com.br ou de forma presencial na sede localizada no Shopping IT Center, na avenida Senador Lemos, 3153, no horário das 8h30 às 13h. O solicitante também pode registrar uma reclamação, denúncia ou solicitação pelo site da Semob na aba 'ouvidoria'.

 

A superintendência informou, ainda, que estão sendo planejadas ações de conscientização voltadas aos condutores, com o objetivo de reforçar a importância do respeito às normas de sinalização e a priorização da passagem dos pedestres.

Como denunciar?

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS