CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Dona de casa Geibe Santos diz que lixo acumulado na travessa barão do triunfo é crônico

Lixo em via pública e odor forte são transtornos enfrentados pelos moradores da travessa Barão do Triunfo, entre a avenida João Paulo II e a Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. Cansada da situação, a dona de casa Gleibe Santos denuncia o problema

Mariana Azevedo com a colaboração de Cira Pinheiro

Lixo em via pública e odor forte são transtornos enfrentados pelos moradores da travessa Barão do Triunfo, entre a avenida João Paulo II e a Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. Cansada da situação, a dona de casa Gleibe Santos diz que já é algo crônico e denuncia o problema.

"É constante, praticamente virou uma lixeira viciada aqui. E não é só quem mora aqui no bairro que joga, pessoas de outro lugar vêm aqui para fazer o descarte de maneira irregular. A Coleta não é constante", reclama.

image Legenda (Reprodução: Raoni Joseph)

VEJA MAIS 

image Moradores da travessa Barão do Triunfo, no Barreiro, reclamam de situação precária da via
Na travessa Barão do Triunfo, no perímetro localizado no bairro do Barreiro, em Belém, moradores afirmam que se sentem abandonados diante da situação da rua, que está sem asfalto adequado, e com pontos de descarte irregular de lixo e entulho

image Estilista Helen Silva denuncia mato alto e focos de dengue na Cremação
A denunciante Helen Silva relata que os próprios moradores precisam fazer coleta para pagar o serviço de manutenção do mato na via. Além disso, moradores estão preocupados com os focos de dengue no local e reclamam de entulho acumulado.

image Aposentada Izaurina Dias pede ajuda para retirar entulho acumulado na passagem Boca do Acre
Dona Izaurina Dias mora há mais de 50 anos passagem Boca do Acre e relata que a situação já é antiga, no bairro do Telégrafo, em Belém

Há muito tempo atrás, de acordo com a dona de casa, as pessoas deixavam seus lixos em frente às suas respectivas residências, mas hoje, a situação mudou. "Antigamente as pessoas colocavam seus lixos em frente às suas casas, e hoje dia não é mais assim. Colocam ali no canto, na esquina e essa coleta não é diária e quando levam, não levam tudo sempre deixam um pouco", conta.

A situação se torna mais grave quando Gleibe diz que não é somente lixo doméstico que é despejado na área, e sim lixo hospitalar e até animais mortos. "Pela madrugada ou de manhã cedo, em horário que não tem movimentação, param veículos e despejam todo tipo de lixo aqui, até lixo hospitalar e animais mortos", revela.

A moradora ainda reclama da falta de iluminação no local, que deixa a área bastante soturna, especificamente, à noite. "A falta de iluminação é um problema muito grande aqui no bairro, principalmente nessa área. E infelizmente, nós moradores somos obrigados a conviver com essa lixeira pública", finaliza

A empresa Ciclus Amazônia, responsável pela coleta de lixo em Belém, esclareceu por nota divulgada nesta sexta-feira (20), que a coleta de lixo na travessa Barão do Triunfo, entre as avenidas João Paulo II e Almirante Barroso, é realizada de segunda a sábado, a partir das 19h, e pede a colaboração para que o descarte de lixo seja feito nos dias e horários definidos para cada bairro evitando o acúmulo nas vias públicas.

Informou ainda que oferece um canal de comunicação via WhatsApp (91 98405-3100) para orientar e atender demandas da população. Caso a equipe encontre ou seja avisada sobre descarte irregular de lixo hospitalar em via pública e o gerador não possa ser identificado, um veículo específico poderá ser enviado para essa coleta.

Também em nota divulgada nesta sexta-feira (20), em relação à falta de iluminação na via, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, informou que vai encaminhar uma equipe da Luz de Belém ao local para fazer a manutenção corretiva da área.

A Seurb reforça que possui vários canais de comunicação para atender à população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas pelo canal exclusivo de atendimento: 0800 000 3233.

Para facilitar, ainda mais, o atendimento das solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém, a Prefeitura conta com outros canais: o portal Luz de Belém e o aplicativo de celular iluminaçãopúblicabelem. É importante que o usuário guarde o número do protocolo.

Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, bairro de Nazaré.

Sobre a questão do entulho despejado na área, a reportagem procurou a Secretaria de Saneamento Municipal (Sesan), mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS