Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Doméstica Cilene Rosário reclama de rua sem asfalto na Terra Firme

Na passagem Nova II, localizada na rua São Domingos, no bairro da Terra Firme, em Belém, a doméstica Cilene Rosário diz que a via nunca foi asfaltada. Em tempos chuvosos a rua fica totalmente alagada

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

Na passagem Nova II, localizada na rua São Domingos, no bairro da Terra Firme, em Belém, a doméstica Cilene Rosário, de 68 anos, diz que a via nunca foi asfaltada. Ela mora há cerca de 30 anos no local, e diz que em tempos chuvosos a rua fica totalmente alagada.

"Aqui nunca foi asfaltada, quando chove enche tudo, já tive que levantar o piso da minha casa umas 6 vezes e a água continua entrando. Aqui moram cadeirantes e não podem passar porque todo tempo está cheio", fala.

VEJA MAIS

image Autônomo Erick da Silva diz que passagem Moraes está sem asfalto há mais de 20 anos
Na passagem Moraes, no bairro da Terra Firme, em Belém, não há asfalto há mais de 20 anos. O autônomo Erick Silva diz que moradores enfrentam diversos perrengues diariamente

image Dona de casa Eudiraci Oliveira diz que passagem Cárita na Terra Firme nunca foi asfaltada
No bairro da Terra Firme, em Belém, moradores da passagem Cárita precisam improvisar colocando um aterro na via, para evitar transtornos. A denúncia foi feita pela dona de casa Eudiraci Oliveira

image Professor Renato Menezes reclama de rua sem asfalto no Curió-Utinga
A rua K1, localizada no bairro do Curió- Utinga, em Belém, nunca foi asfaltada, segundo o professor Renato Menezes. Ele mora na via há mais de 30 anos e diz que há muitas irregularidades no local

Muita lama e bueiros destampados exalando odor fétido, são outros problemas que moradores convivem no dia a dia na passagem Nova II. "Entra gestão e sai gestão e nada muda. Já entramos em contato com o Poder público e nada. Essa chuva que deu há meses atrás, a água vinha até metade da canela, tinha que ter bota para andar aqui ", diz.

image A doméstica Cilene Rosário, de 68 anos, diz que a passagem Nova II nunca foi asfaltada (Bruno Macedo / Especial para O Liberal)

As dificuldades não param por aí, o tráfego de veículos na rua é difícil. "Aqui o carro entra, mas com dificuldade, carros de aplicativos não entram aqui, é difícil. Se você entrar mais para dentro fica tudo cheio quando chove, não tem condições de trafegar", fala.

O maior problema para os moradores ocorre em dias chuvosos, além da água invadir as casas, ainda é problemático sair de casa, mesmo quando é urgente. "O que podemos fazer? É viver empurrando com a barriga. Quando chove se tiver passando mal tem que um ajudar o outro para sair daqui, porque ambulância não entra nunca", afirma.

As más condições da rua ainda trazem riscos para a saúde dos moradores. "Minha neta está com febre há 5 dias, não sabemos se é dengue, mas minha filha vai levá-la novamente ao médico. Estamos sobrevivendo aqui, eu não posso me mudar daqui porque só tenho essa casa. Tenho que pisar na lama, minha neta nem brinca aqui, é só fedor de fezes que vem dessas fossas", lamenta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que não tem medido esforços para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal.

"A Sesan informa também que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos, e que a passagem Nova ll integra a relação de vias para as quais a prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las", diz a secretaria.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS