Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Aposentado Haroldo Palmeira denuncia abandono da Praça da Bandeira, em Belém

O espaço não possui iluminação pública e apresenta maus cuidados, segundo o denunciante

O Liberal

A Praça da Bandeira, localizada na rua João Diogo, no bairro da Campina, no centro comercial da capital paraense, está abandonada e apresenta maus cuidados, segundo o aposentado Haroldo Palmeira. Há lixos espalhados por todo o espaço, além da degradação do patrimônio local. Também há pessoas em situação de rua que estão utilizando a praça como moradia. Mas o grande problema ocorre no período noturno, diante da falta de iluminação pública.

image Haroldo Palmeira conta que todos os postes de iluminação são antigos e alguns não funcionam (Créditos: Célia Pinho)

"Nós estamos abandonados! Aqui, a nossa iluminação pública é péssima. Todos os equipamentos da praça estão queimados, pois são estruturas antigas. As mangueiras cortam a iluminação, isso quando tem luz. Está ocorrendo uma escuridão tremenda", diz Haroldo. Ele conta que os condutores possuem problemas para trafegar na área, pois a escuridão impede de verem trechos ocultos e acabam atingindo os edifícios da região

VEJA MAIS:

image Estudante Wesley Monteiro denuncia praça abandonada e sem iluminação pública no Tapanã
A denúncia aponta que a Praça Luiz Castelo, localizada na passagem Estrela Dalva, no bairro do Tapanã, em Belém, estaria há dois meses sem iluminação nos postes

image Vendedora Daniele da Silva denuncia que lago está tomado por limo em praça na Cidade Velha
O lago no centro da praça também está tomado por limo, que se formou devido à sujeira acumulada

Devido à falta de iluminação da praça, denunciantes apontam que se sentem inseguros diante de possíveis assaltos. A comunidade se mobilizou para comprar lâmpadas como forma de trazer claridade nos pontos próximos às residências e áreas comerciais. Porém, o problema não foi resolvido, pois a praça continua sem a iluminação completa do espaço.

image Equipamentos de iluminação pública não recebem manutenção, dizem denunciantes (Créditos: Célia Pinho)

"A nossa bandeira está em uma escuridão plena, já que os quatro refletores estão queimados. A maioria das pétalas, estruturas de iluminação, estão queimadas, não funcionam. Também chegaram a roubar um refletor na semana passada. Colocamos a nossa iluminação em uma mangueira próxima a onde moramos para poder clarear, pelo menos, esse trecho da praça", conta Haroldo Palmeira. 

O denunciante também comentou o Comando Militar do Norte e a Escola Paes de Carvalho ficam aos arredores da praça e que acabam sendo desvalorizados diante dos supostos riscos denunciados. Ele alega que o abandono da praça causa poluição visual e desvalorização dos patrimônios. "O órgão municipal diz que vem, mas não mandam ninguém. A gente liga para a  Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) sobre a iluminação pública, mas não atendem. Nós temos um protocolo para isso, mas não mandam ninguém vir realizar a manutenção", acrescenta. 

Em comunicado enviado nesta quinta-feira (24), a Guarda Municipal de Belém (GMB) informou que a Praça da Bandeira recebe rondas por meio de motos e viaturas e acrescentou que vai intensificar o patrulhamento no local.

A reportagem solicitou nota para a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS