Estudante Wesley Monteiro denuncia praça abandonada e sem iluminação pública no Tapanã
A denúncia aponta que a Praça Luiz Castelo, localizada na passagem Estrela Dalva, no bairro do Tapanã, em Belém, estaria há dois meses sem iluminação nos postes
A Praça Luiz Castelo, localizada na passagem Estrela Dalva, no bairro do Tapanã, em Belém, estaria há dois meses sem iluminação nos postes. O estudante Wesley Monteiro conta que o local também é alvo de vandalismo, devido aos vários brinquedos e diversos pontos da praça deteriorados. A praça está tomada por mato e há estruturas sem pintura. Por conta da falta de iluminação, os moradores afirmam que não se sentem seguros no local.
O espaço foi inaugurado em dezembro de 2020. Desde então, a praça teria sido abandonada e sem qualquer tipo de manutenção, como limpeza ou reformas nos brinquedos. Os usuários da quadra de esportes deixaram de frequentar o espaço, por conta da escuridão e dos riscos de assaltos, conforme relatam as denúncias.
"Aqui está tudo escuro. Ninguém vem mais frequentar aqui por conta da escuridão. Não vem nenhum órgão para dar o reparo e fazer reformas pela nossa comunidade. Estamos abandonados. Eu já fui à Secretaria de Urbanismo (Seurb) e me deram um número de protocolo, mas, até agora, nada", conta Wesley.
Durante a reportagem, uma equipe técnica dos postes estava na via para realizar o reparo dos equipamentos da passagem Estrela Dalva. A comunidade pediu para que o grupo técnico fosse até a praça e realizasse a manutenção dos postes de iluminação pública. Porém, eles informaram que apenas o grupo técnico da Secretaria de Urbanismo (Seurb) poderia realizar os reparos necessários nos equipamentos do espaço.
A praça recebe manutenções básicas, que são promovidas pelos próprios moradores. "A gente se reúne e realiza limpezas, mas fica só por isso mesmo. Até porque não podemos fazer além do que não é da nossa capacidade", explica Wesley. Ao redor da praça, as valas apresentam mato alto e pegam parte da pista, além de causar transtornos à saúde dos moradores devido à água empossada.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que uma equipe vai ser enviada para avaliar a situação da iluminação pública. Sobre a praça, a Seurb informou que realizou uma força-tarefa de análises e vistorias para que algumas praças de Belém sejam recuperadas. Ao todo, mais de 20 logradouros públicos passaram por reformas e foram reinaugurados, segundo a Secretaria. Entre eles estão as praças das quadras F, O, K e H, que ficam no conjunto Gleba I, na Marambaia, e a Praça Sônia Maria Frazão, que fica no conjunto Gleba II, na Marambaia.
"Além da praça João XXIII, no bairro de Val-de-Cans; a praça Almir Gabriel, no bairro Maracangalha; a praça Independência, no bairro Umarizal, e o Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira, no bairro da Cidade Velha", detalha a nota.
A Seurb já iniciou um processo de licitação específico para reformas e revitalização de praças. A Seurb reforça que possui vários canais de comunicação para atender a população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas por meio do número: 0800 042 0971", conclui a nota.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA