1º cientista brasileiro será enviado ao espaço em 2024; conheça Alysson Muotri

O cientista Alysson Muotri revelou que abrirá seleção para levar outras pesquisas nacionais para a Estação Espacial Internacional (ISS)

Hannah Franco
fonte

No mês de novembro de 2024, o primeiro cientista brasileiro será enviado ao espaço. Alysson Muotri, um renomado cientista na área de transtornos neurológicos e professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), viajará para a Estação Espacial Internacional (ISS) para de conduzir uma pesquisa sobre como proteger o cérebro dos astronautas dos efeitos da microgravidade.

Essa missão espacial tem como foco realizar experimentos que podem contribuir para a colonização de outros planetas. "Antes eu estava limitado a uma plataforma robótica. Ter um cientista fazendo experimentos em microgravidade é um privilégio. Inicialmente o foco é o cérebro humano, mas próximas missões devem abranger outras áreas da medicina e engenharia", disse Alysson.

O cientista possui uma parceria com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, para enviar "mini cérebros" para o espaço. Ele descobriu que, fora da órbita terrestre, as células cerebrais chegam a envelhecer cerca de 10 anos em apenas um mês.

VEJA MAIS

image China envia seu primeiro astronauta civil para estação espacial
Nos próximos meses, a tripulação da Shenzhou-16 realizará uma série de experimentos no espaço

image Estudantes de Belém são selecionados para programa da Nasa que identifica asteroides
A iniciativa em participar do projeto veio por meio da disciplina “Projeto de Vida”, ministrada pelo professor Arnaldo Oliveira, no Colégio Gentil Bittencourt

image Nasa define data para chegada da humanidade ao planeta Marte; veja
A informação foi divulgada pela própria Agência Espacial nesta sexta-feira (2), mas, com a ressalva de que ainda muitos desafios terão de ser superados até lá

O cientista brasileiro é reconhecido internacionalmente por suas contribuições no campo científico, especialmente em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi esse reconhecimento que levou Alysson a ser selecionado para sua primeira viagem ao espaço. Após ter descoberto os danos causados pela microgravidade no cérebro dos astronautas, ele agora será desafiado a encontrar novas formas de combater esses efeitos que prejudicam os profissionais.

A preparação para a viagem e os detalhes do projeto são mantidos em sigilo. No entanto. Alysson adiantou que abrirá uma seleção para levar pesquisas de outros cientistas brasileiros para a Estação Espacial Internacional (ISS). O projeto será financiado pela Universidade da Califórnia, conforme informado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em uma reunião realizada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Luciana Santos.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tecnologia e Mercado
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!