China envia seu primeiro astronauta civil para estação espacial
Nos próximos meses, a tripulação da Shenzhou-16 realizará uma série de experimentos no espaço
A China conseguiu enviar três astronautas para a estação espacial Tiangong, nesta terça-feira (30). Um deles é um astronauta civil, o que significa um marco para o país. Os chineses foram o terceiro país a colocar humanos em órbita.
A tripulação da missão Shenzhou-16 partiu a bordo de um foguete do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, e se acoplou à central da estação mais de seis horas após deixar a Terra.
O lançamento foi considerado um sucesso, e os astronautas estão em “boas condições”, afirmou Zou Lipeng, diretor do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan. Na tripulação estavam o comandante Jing Haipeng, o engenheiro Zhu Yangzhu e Gui Haichao, professor da Universidade Beihang e o primeiro chinês a viajar ao espaço que não é membro do exército.
Quando chegar ao espaço, eles vão se reunir com três colegas da Shenzhou-15, que se encontram na estação espacial há seis meses e retornarão ao planeta Terra nos próximos dias.
Nos próximos meses, a tripulação da Shenzhou-16 realizará uma série de experimentos no espaço, envolvendo, por exemplo, “sistemas espaciais de tempo e frequência de alta precisão”, relatividade geral e as origens da vida, disse o porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), Lin Xiquiang.
A estação espacial foi reabastecida com água potável, roupas, alimentos e combustível neste mês, em preparação para a chegada de novos astronautas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA