CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja como diferenciar as dores de hérnia de disco, pedra no rim e muscular

As dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores; Saiba como identificar.

Maiza Santos

Muitas pessoas reclamam e apresentam dores frequentes nas costas. Apesar de quase sempre estarem relacionadas a problemas na coluna, esses incômodos também podem ser sintomas de condições ou doenças de alguns outros órgãos do corpo, como hérnia de disco, pedra no rim e até mesmo muscular. Confira como diferenciar as dores de pedra no rim, hérnia de disco e muscular.

As costas são uma área do corpo que possuem e estão ligadas a muitas outras partes. Ela se estende do alto das nádegas até a base do pescoço e nesse grande espaço há a possibilidade de sentir dores que estão relacionadas aos ossos, músculos, articulações, órgãos (rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino) e de problemas como gases e até ruptura de aneurisma de aorta torácica.

VEJA MAIS

image Obesidade pode provocar doenças ortopédicas; entenda
O médico ortopedista e traumatologista, Dr. João Rufino, orienta como reduzir ou evitar danos provocados pelo excesso de peso

image O que é escoliose: doença silenciosa pode levar à cirurgia, alerta especialista
Deformidade na coluna é mais comum em meninas que estão na adolescência

Como são divididas as dores nas costas e o que pode ser?

As dores na coluna podem ser divididas em:

  • Cervicalgias (no alto, na cervical): que podem ser causadas por estresse tensional, alterações posturais, vasculares e orgânicas, contrações e espasmos muito fortes (torcicolos) e hérnia de disco.
  • Dorsalgias (na dorsal, no meio das costas): Na coluna dorsal, ou torácica, pode estar relacionada a condições musculoesqueléticas, mas também pulmonares e cardiovasculares.
  • Lombalgias (na lombar, parte inferior): Quando a dor é na lombar, no término da coluna, pode envolver tecidos e ossos lesionados, rins e até câncer de pâncreas.

As dores também podem ter irradiações, ou seja, na cervical, se espalham para braços e mãos; e quando são lombares, no trajeto do nervo ciático, passam pelo glúteo, perna e chegam até o pé.

Como é a dor muscular?

No topo das costas, na região cervical, a dor osteomuscular pode ser sentida e se espalhar para membros superiores. Ela se apresenta de maneira aguda e acompanhada de sensação de choque, principalmente quando se carrega peso ou se faz movimentos de inclinação da cabeça

Quando tem a ver com infarto do miocárdio, que também pode ser sentido na região - mas ainda na coluna torácica - sente-se dor local e no peito. Além disso, também acontece o suor frio, formigamento no braço esquerdo e pescoço, náuseas e taquicardia — sintomas, em parte, parecidos com os de aneurisma de aorta torácica.

Como é a dor de hérnia de disco?

A dor de hérnia de disco é muito variável. Pode ser:

  • Súbita ou contínua;
  • Localizada ou espalhada por: braços, ombros, pescoço, glúteos, pernas
  • Apresentar estalos de coluna;
  • dormência 
  • perda de força muscular.

Ainda há quem a compare com uma sensação de fisgada, uma pontada profunda.

E podem estar relacionadas a problemas pulmonares, onde apresentam:

  • Dor torácica
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse
  • Perda de peso
  • Febre
  • Secreção.

Como é a dor de pedra no rim?

A dor renal independe da posição, até mesmo em repouso não para. É um tipo de cólica. Quando está em situação grave, aumenta de intensidade e acompanha febre e vômitos. Além disso, podem ser confundidas com câncer de pâncreas, pois também apresentam dor lombar - mas ainda no abdome -, icterícia (pele e mucosas amareladas), urina escura e fezes claras, emagrecimento, cansaço e falta de apetite.

Como tratar dor de pedra no rim, hérnia de disco e muscular?

O tratamento adequado deve ser feito após procurar um médico para diferenciar as causas e saber qual problema foi identificado nos exames.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!