Dieta: veja 7 alimentos que têm fama de 'vilões', mas que fazem bem à saúde

Dietas podem significar restrições de diversos alimentos, mas alguns podem ser essenciais para a saúde; confira quais são

Karoline Caldeira
fonte

Os hábitos alimentares de cada pessoa podem variar conforme as necessidades ou objetivos. Para isso, é comum recorrer a alguma dieta para se associar com exercícios físicos a fim de ganhar ou perder peso. 

VEJA MAIS

image Dieta para emagrecer para o fim de ano: veja sete dicas para secar a barriga e ter saúde
A atleta fitness Ivie Rhein revela quais as melhores maneiras de eliminar gordura e secar a barriga sem precisar fazer dietas radicais

image Dieta para acabar com retenção de líquido: veja seis maneiras de desinchar com e sem detox
Veja algumas dicas simples de como amenizar o problema que atinge centenas de pessoas

As dietas podem ser adaptadas e impactam diretamente na alimentação de cada pessoa. Nos últimos anos, diversos alimentos foram rotulados como prejudiciais para quem está praticando alguma restrição alimentar. A nutricionista Lara Natacci, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), explica que antes de definir se um alimento é "vilão" ou não para sua saúde, é importante a consulta com um profissional médico, e, principalmente, não cometer restrições.

"Carboidratos complexos como o arroz, massas, batatas são extremamente úteis ao nosso organismo como fonte de calor e energia muscular. Facilitam a queima das gorduras e, quando fornecidos em quantidade suficiente, fazem o organismo economizar o uso das proteínas", aponta a nutricionista em entrevista ao UOL.

VEJA MAIS

image Gordura no fígado: como a alimentação pode ajudar no tratamento?
Dieta rica em frutas e verduras contribui para prevenir a doença

image Dieta após férias: especialistas ensinam receitas e exercícios para perder peso com saúde
Perdeu o foco durante o veraneio? Nem tudo está perdido. O nutricionista Carlos Pinheiro e o professor de Educação Física Gabriel Moutinho dão dicas de como retornar da melhor forma possível para uma vida mais saudável

image IMC é confiável? Entenda o cálculo que mede o Índice de Massa Corporal e como melhorar sua saúde
Esse cálculo universal é usado pela OMS para classificar padrões de saúde relacionados ao peso, como a desnutrição e a obesidade

Além disso, a combinação entre alguns alimentos é importante para reforçar a saúde, de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira. Confira quais são e como transformá-los em "herói" de um prato saudável:

Arroz

image Arroz integral é a melhor opção (Foto / Trista Chen / Pexels)

Esse carboidrato costuma ser evitado para quem deseja emagrecer, mas ele pode ajudar na perda de peso. "Quando há a troca do arroz branco pelo arroz integral, há uma ingestão maior de nutrientes e fibras, que irão aumentar a saciedade e serão digeridos de forma mais lenta. Sendo assim, a pessoa tenderá a consumir uma menor quantidade, e consequentemente irá ajudar no controle de calorias diárias e no peso", diz a nutricionista Cleidijane Antero dos Santos.

Macarrão

image É preciso estar atento na rotulagem dos macarrões (Foto / Engin Akyurt / Pexels)

O macarrão também é um carboidrato, mas pode proporcionar nutrientes e energia para o corpo quando consumido na versão integral. O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda massas frescas ou secas feitas com farinhas de mandioca, de milho ou de trigo.

Queijo

image Queijo branco costuma ter menor teor de gordura (Foto / Engin Akyurt / Pexels)

Existem inúmeros tipos de queijos, mas o branco costuma ter menor teor de gordura e colesterol em relação aos queijos mais amarelos. "Esses queijos são fontes de proteína animal, ricos em cálcio e possuem baixa caloria, além de demandarem maior tempo de digestão, dando mais saciedade", diz a nutricionista Rosana Farah.

VEJA MAIS

image Conheça o Burpee, a modalidade que reúne vários exercícios fitness num só e auxilia na perda de peso
O treino não agrada a todos mas é muito eficaz na perda de peso e possui um alto grau de dificuldade

image Confira 6 dicas de alimentos para consumir e manter o peso
A nutricionista Tatiana Zanin explica que é necessário priorizar alimentos leves e simples para comer sem culpa e de forma saudável

image Conheça o Burpee, a modalidade que reúne vários exercícios fitness num só e auxilia na perda de peso
O treino não agrada a todos mas é muito eficaz na perda de peso e possui um alto grau de dificuldade

Café

image São vastos os estudos que indicam os benefícios do café (Foto / Skylar Kang / Pexels)

Existem diversos estudos sobre os benefícios do café para a saúde, porém, o problema pode estar no consumo exagerado e, principalmente, quando a bebida é adoçada com açúcar e vem com outros acompanhamentos.

"O agravante do cafezinho, na maioria das vezes, é que ele sempre vem acompanhado de um pão, salgadinho, bolacha amanteigada, bolo. Dessa forma, é melhor se acostumar com o sabor amargo do café. Se você não consegue apreciar o sabor puro, tente ir diminuindo a quantidade de açúcar aos poucos, até conseguir não consumir mais e reflita seus acompanhamentos", aponta Cleidijane.

Pipoca

image Pipoca feita em microondas não é uma boa opção para a saúde (Foto / Pixabay / Pexels)

Para esta unanimidade gastronômica, o mais indicado é preparar na panela, que pode  preservar as fibras e minerais como fósforo, magnésio e zinco. As versões de microondas são alimentos ultraprocessados e pouco saudáveis.

Leite

image O leite é fonte de cálcio, mas precisa ser consumido com moderação (Foto / Pixabay / Pexels)

Nesta bebida, é preciso equilibrar a quantidade para não prejudicar a dieta, caso seu objetivo seja emagrecer. "Se você tem uma dieta balanceada e consome boas fontes de vegetais, carnes magras e carboidratos, por exemplo, você pode sim consumir o leite integral, sem que isso interfira negativamente na sua alimentação", explica Santos.

Chocolate

image Chocolates amargos, com maior adição de cacau, possuem menor quantidade de açúcar (Foto / Alexander Dummer / Pexels)

O "vilão" mais citado pode ser incluído na lista de alimentos saudáveis, porém, a nutricionista Cleidijane Antero recomenda os chocolates amargos, com maior adição de cacau, acima de 70%. "Eles possuem menor quantidade de açúcar, além de trazerem os benefícios do cacau, principalmente a sua capacidade antioxidante, uma ferramenta importante para proteger as células e prevenir doenças", finaliza.

VEJA MAIS

image Ter uma dieta saudável pode garantir até 13 anos a mais de vida, diz estudo
Adicionar alguns itens saudáveis na alimentação é uma das melhores opções para quem deseja viver mais

image Dieta da USP emagrece rápido? Veja como funciona e quais os riscos da dieta
Apesar de prometer a perda de peso, o regime não é indicado por especialistas e pode ser um perigo para a saúde

image Doces fitness: saiba como incluir essas delícias na sua dieta
As alternativas aos doces tradicionais ajudam a saciar o paladar com menos calorias

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!