Dieta para festa junina fit: veja como comer sem engordar e com saúde
Confira dicas para aproveitar as delícias dessa época sem sair da dieta ou prejudicar a boa forma
O mês de junho é um dos mais esperados pelos brasileiros que gostam de aproveitar as delícias típicas que são servidas nesta época. Apesar de muitos ficaram com receio de extrapolar e ganhar uns quilos, é possível comer de tudo um pouco e manter a boa forma. Confira a dieta para festa junina fit e saiba como comer sem engordar e ainda ter saúde.
VEJA MAIS
Organizar uma festa junina fit é mais simples do que imaginam. Não precisa restringir e cortar tudo severamente. O importante é lembrar que ter uma vida saudável vai além de alimentos e treino, também deve ser levado em conta o bem-estar mental. Para curtir um bom arraiá junino fit, basta ter equilíbrio.
Como não engordar com as comidas das festas juninas?
Não apenas na época junina, mas em todos os meses do ano, o segredo para uma boa alimentação é a moderação. O mais indicado é ter cuidados com relação aos alimentos e controlar os excessos nesse período. A pessoa deve se atentar a sinais como:
- comer devagar
- mastigar melhor
- respeitar os sinais de fome
- Entender quando está saciado
Quais alimentos podem ser substituídos na festa junina?
Os pratos típicos do período junino não oferecem tanto risco à dieta. Como essas comidas são preparadas com ingredientes naturais, a base de milho, macaxeira, batata-doce e coco são menos prejudiciais. Porém, o problema é a adição de produtos como:
- sal
- açúcar
- óleo
- conservantes
- gorduras industrializadas
O ideal é trocar alguns alimentos como:
- açúcar por demerara
- adicionar menos sal
- optar por itens light ou naturais
Quais os alimentos mais saudáveis para as festas juninas?
- Milho verde cozido: Fonte de fibras e vitaminas, é essencial para a saúde, e ainda ajuda a manter um dia a dia saudável e produtivo.
- Batata-doce assada: Fornecedora de energia e ótima para quem pratica exercícios físicos ou rotineiros.
- Pinhão: O pinhão é uma semente extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C e proteínas.
- Cuscuz: Ótima fonte de proteínas, componente essencial para manter o corpo forte e ainda fornece potássio.
- Pipoca: A pipoca é um alimento rico em antioxidantes, substância essencial para combater a ação dos radicais livres. O ideal é fazer uma versão ainda mais saudável do alimento, sem levar óleo.
- Amendoim: consumido torrado, como pé-de-moleque ou paçoca, o amendoim é ótimo para a saúde. Rico em antioxidantes - importante na prevenção de doenças - ele tem ação proteica é rico em fibras, vitaminas e minerais.
- Caldo de feijão: É um prato que pode ser considerado “perfeito”, mas deve ser feito com carnes menos gordurosas, como a carne seca, lombo ou músculo. Além disso, também é rico em proteínas, ferro e antioxidantes.
- Arroz doce: consumido como canjica, o arroz atua no afastamento de doenças do coração e do sistema digestivo. Também é uma boa escolha pelos condimentos usados nele: a canela e o cravo, que diminuem o índice glicêmico.
- Quentão: Apesar de ser uma bebida alcoólica, pode fazer bem. Se não houver exagero na cachaça, os ingredientes que o acompanham são bastante benéficos. Além da canela, do cravo e do gengibre - fortes aliados do organismo - o quentão é um bom antioxidante, rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio.
Quais alimentos devem ser evitados na festa junina?
- doces em excessos
- bebidas açucaradas
- batidas
- refrigerantes
- Frituras
- pastéis
- pratos feitos com alimentos embutidos
- cachorro-quente
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA