Dieta para perder barriga em uma semana: como funciona e os quais riscos à saúde
Veja o passo a passo sobre a dieta do ovo. Nutricionista Diego Barreto explica o que comer e as contra indicações da dieta restritiva
A dieta para perder barriga é uma estratégia de emagrecimento voltada para quem quer eliminar o inchaço do corpo e perder peso. Basicamente, o plano consiste em diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, aliando à prática de atividade física, como a corrida, a musculação e a caminhada. Na dieta, são combinados no cardápio alimentos ricos em fibras e termogênicos e também proteínas, que vão ajudar no funcionamento do intestino e acelerar a eliminação de gordura acumulada no organismo.
VEJA MAIS
Qual a melhor dieta para perder barriga?
É fundamental que o paciente consulte um nutricionista e faça uma avaliação corporal para verificar qual a melhor dieta para se perder peso. Dentre as mais famosas podem ser citadas a dieta do ovo, a low carb, a dieta da sopa e a dieta cetogênica.
Nutricionista dá passo a passo de dieta do ovo
Passo a passo: como fazer a dieta para perder barriga em uma semana?
Quem quer desinchar a barriga precisa ter uma alimentação rica em fibras, alimentos probióticos e consumir proteínas, que vão ajudar no bom funcionamento do intestino. Além de consumir chás termogênicos, como o de gengibre, e praticar atividades físicas, auxiliando na queima de gordura corporal. Veja o exemplo de um cardápio:
Cardápio para perder barriga:
Café da manhã: 1 xícara de café sem açúcar + 3 ovos cozidos + 3 fatias de abacate + 1 fatia de pão integral + 1 laranja.
Lanche da manhã: 30 gramas de frutos secos (nozes, amêndoas e avelãs) + 2 fatias finas de queijo baixo em gordura.
Almoço/Jantar: 1 berinjela recheada ao forno com 90 gramas de atum (pode ser temperado com cebola e colorau, por exemplo) e 1/2 xícara de arroz integral + 1 fatia de melão.
Lanche da tarde: 1 xícara de chá de gengibre sem açúcar + 2 fatias de torradas integrais com guacamole caseiro.
Quais são os alimentos permitidos na dieta?
Na dieta para desinchar a barriga, são permitidos alimentos ricos em proteínas, como frango, peixes, queijo ricota, linhaça, castanha de caju e aveia. Confira outros exemplos de alimentos que são permitidos:
- Laranja, tangerina, morango, mirtilos, framboesa, maçã, pêra, pêssego, ameixa e abacate;
- Alface, tomate, brócolis, cenoura, berinjela, abóbora, repolho, alcachofra, vagem e aspargos;
- Grãos, como lentilha, grão de bico e feijão;
- Pão integral, batata doce, abóbora, arroz e macarrão integrais, estão liberados, mas devem ser consumidos com moderação;
- Chá de gengibre;
- Suco verde.
O que comer para desinchar a barriga?
O inchaço abdominal pode ocorrer por causa do acúmulo de líquidos e gases. Para ajudar a desinchar, é indicado tomar chás termogênicos, como o hibisco ou de hortelã, que auxiliam na digestão, assim como o mamão, banana, abacaxi, melancia e farelo de aveia.
O que não se pode comer durante a dieta?
Bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcar, como biscoitos, bolos, frituras, além dos ultraprocessados, como a salsicha, devem ser evitados para não prejudicar a dieta.
O que seca a barriga rápido?
Uma boa alimentação, dormir bem, praticar atividade física e beber água podem ajudar tanto no metabolismo quando na melhora do trânsito intestinal, o que provoca uma singela “redução” no volume da barriga, segundo explica o nutricionista e pós graduando em nutrição clínica e esportiva Diego Barreto. Veja o que também pode ajudar a secar a barriga:
- Correr durante 25 minutos todos os dias;
- Pular corda;
- Fazer natação;
- Andar de bicicleta;
- Aula aeróbica;
- Caminhar rápido.
Dieta para perder a barriga funciona?
O nutricionista Diego Barreto explica que há contra indicações de uma dieta rica em proteínas, fibras e alimentos termogênicos. Isso porque o excesso de proteína pode sobrecarregar o sistema renal em pessoas sensíveis, assim como o consumo de muita fibra pode gerar prejuízo ao trânsito intestinal. Já os alimentos termogênicos podem gerar inflamações no estômago se forem consumidos em excesso.
Pontos negativios: saiba o que essa dieta pode causar:
- Estresse;
- Carência nutricional;
- A famosa “cara branca”;
- Compulsão alimentar.
* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.
(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA