Chacina do Guamá, crise nos quartéis e desabamento do mirante de São Benedito
Retrospectiva 2019
Chacina do Guamá
Onze pessoas foram executadas na tarde de domingo, 19, em um estabelecimento de dois pavimentos chamado Wanda's Bar e Recepções, localizado na Passagem Jambu, entre as passagens Napoleão Laureano e Padre Mario Adalberto, no bairro do Guamá, em Belém. O caso ganhou repercussão internacional e desafiou a política de segurança pública do Pará. Apenas três das onze pessoas assassinadas tinham passagem pelo sistema penal. Cerca de 24 horas após a chacina, 23 pessoas já tinham sido ouvidas em depoimentos na investigação, que tinha como uma das frentes de apuração a possibilidade de atuação de milicianos na Grande Belém e os conflitos por territórios do tráfego. A investagação também apontou que os assassinos estudaram o período que aquele perímetro ficava sem policiamento, o que facilitou a ação. Moradores organizaram uma caminhada pela paz.
Crise nos quartéis
Em maio chegou a 19 o número de policiais militares assassinados este ano no Pará. A situação levou a uma crise nos quartéis. Familiares e militares protestaram e pressionaram o governo por melhorias nas condições de trabalho e salários. O "Movimento Pará Pede Paz", liderado por esposas de PMs, protestou fechando entradas de batalhões, secando pneus de viaturas e cobraram medidas para tirar moradias de policiais militares das áreas de risco.
Mirante de São Benedito
A estátua de São Benedito, que ficava em cima do mirante de Bragança, desabou na tarde do dia 27. O monumento, que já estava em obras de restauro há quase um mês, estava interditado. Felizmente, ninguém se feriu no acidente, pois os trabalhadores haviam saído para o almoço. O novo monumento foi entregue à população no dia 18 de dezembro.
Criança autista é agredida
O vídeo de uma criança autista de dez anos, agredida por duas atendentes durante atendimento terapêutico em uma clínica particular de Castanhal, Região Metropolitana de Belém (RMB), ganhou grande repercussão nas redes sociais.
UFPA perde bolsas de mestrado e doutorado
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a suspensão de 3.474 bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) de várias instituições do Brasil, o que incluiu a suspensão de 28 bolsas de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os critérios da medida foram fortemente questionados pela UFPA.
Assédio à mulheres em bares
Tornar obrigatório que bares, restaurantes e casas noturnas do Pará adotem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco diante de assédio nesses estabelecimentos. Essa é a proposta de um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Caso o projeto se torne lei, o auxílio à mulher será prestado pelo empreendimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.
14 bairros sem água
Por conta de um vazamento na adutora que fica na Avenida João Paulo II, a Cosanpa realizou uma parada emergencial no Complexo Bolonha na tarde do dia 10, afetando o abastecimento em 14 bairros de Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA