Tumulto na Alepa, projeto anticrime sancionado e tragédia em Paraisópolis

Retrospectiva 2019

Hamilton Braga
fonte

Proposta de reforma da Previdência estadual provoca tumulto

A Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) impediu o acesso à Alepa de servidores estaduais que protestavam contra a reforma da Previdência, utilizando bomba de efeito moral, bala de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes.

Bolsonaro sanciona projeto anticrime

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei resultante do pacote anticrime encabeçado por Sergio Moro. Houve vetos, como em relação ao aumento de pena para condenados por crimes contra a honra cometidos pela internet, o aumento de pena para homicídios cometidos com arma de fogo de uso restrito, que poderia envolver agentes da segurança pública. Mas foi mantido o texto principal sobre o chamado juiz de garantias.

Médicos pelo Brasil vira lei

As leis que instituem o Programa Médicos pelo Brasil e o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira (Revalida) foram sancionadas no dia 18 pelo presidente Jair Bolsonaro.

Financial Times elege Sérgio Moro uma das 50 personalidades da década

Ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz Sérgio Moro foi escolhido pelo Financial Times como uma das 50 personalidades que marcaram a década. "Sérgio Moro liderou uma investigação anticorrupção que abalou as estruturas políticas da América Latina", diz o jornal.

Time elege Greta Thunberg como Personalidade do Ano

Greta Thunberg foi escolhida a Personalidade do Ano pela revista Time. A menina de 16 anos é uma das vozes mais reconhecidas na defesa do ambiente, falando diretamente em eventos a líderes globais sobre o risco de colapso no Planeta.

Bolsonaro chama Greta Thunberg de "pirralha"

Após posicionamento crítico da ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, sobre o assassinato de dois indígenas no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro respondeu que a ativista sueca Greta Thunberg, é uma "pirralha" e que recebe muito espaço da imprensa. Em resposta a Bolsonaro, a ativista preferiu a ironia, colocando "Pirralha" em sua descrião biográfica no Twitter.

Nove pessoas morrem pisoteadas em ação da polícia

Uma mulher e oito homens morreram pisoteados durante baile funk na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, no dia 1º. A tragédia se deu após a Polícia Militar entrar no local e disparar bombas. Após as mortes, o governador João Doria (PSDB) disse que nada mudaria nos protocolos de ação policial. Mas depois de uma série de imagens mostrando brutalidade policial, o governador se disse chocado

Justiça condena "médium" João de Deus a 19 anos

A Justiça de Goiás condenou no dia 19, o suposto médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, a 19 anos de prisão por crimes sexuais.

Bolsonaro chama patrono da educação de "energúmeno"

O presidente Jair Bolsonaro, ao criticar a TV Escola, que seria, segundo ele, para formar esquerdistas, voltou os ataques ao educador Paulo Freire. "Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda", declarou Bolsonaro.

Presidente da Funarte diz que rock induz às drogas, ao aborto e ao satanismo

Recém-nomeado presidente da Funarte, o maestro Dante Mantovani, pode ser visto em um vídeo em que diz: "O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo".

Presidente da Fundação Palmares é barrado

Ele é contra o movimento negro, minimiza o racismo, mas (ou por isso) foi nomeado presidente da Fundação Cultural Palmares. Ele é Sérgio Camargo, que não durou muito no cargo. O juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral, suspendeu o ato de nomeação.

Estados Unidos e China fecham acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o acordo sobre a chamada fase em relação à disputa comercial com a China. Autoridades da China disseram que os dois lados concordaram em fechar "o mais rápido possível".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Retrospectiva 2019
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES