Estoura a 'Vaza Jato', cocaína em avião da FAB e Bolsonaro, cidadão de Belém
Retrospectiva 2019
"Vaza Jato", Sérgio Moro e FHC
Em junho, o site The Intercept Brasil divulgou trechos de um chat privado entre Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. O ex-juiz discordava de supostas investigações que implicariam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, visto como uma peça política importante no apoio à Lava Jato. Mas o procurador disse que o Ministério Público enviou denúncia prescrita sobre FHC para dar "recado de imparcialidade".
Presidente Bolsonaro e Olavo de Carvalho, cidadãos de Belém
No dia 11, a Câmara Municipal de Blém (CMB) e a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram o título de Cidadão de Belém ao presidente Jair Bolsonaro. Mais tarde, no dia 25, a CMB aprovou o mesmo título ao escritor Olavo de Carvalho.
Bolsonaro cumpre agenda em Belém
O presidente da República, Jair Bolsonaro, teve agenda oficial, no dia 13, em Belém. O ponto alto de sua vinda foi participar dos 108 anos da Assembleia de Deus.
Ministro tenta desviar atenção de drogas
Muitas foram as frases polêmicas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em 2019. Em junho, Weintraub foi o assunto mais comentado no Twitter do Brasil, na manhã do dia 27, ao dizer que "no passado, o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?", escreveu. O comentário tentava diminuir o escândalo dos 39 kg de cocaína encontrados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que fazia parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro a Osaka, no Japão.
Mais profissionais trabalhando aos domingos
No dia 19 entrava em vigor a norma da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, que ampliava para 78 os setores da economia que podiam colocar os funcionários para trabalhar aos domingos e feriados.
Homens atacam mulheres todos os dias
Em 2019, continuou a epidemia do feminicídio no Brasil. E do estupro também. Um caso chocante aconteceu com uma garota de 17 anos, grávida, que foi estuprada e enterrada viva. A diferença nesse caso é que a jovem, que estava desmaiada, acordou e saiu de baixo da terra. O caso aconteceu em Rio das Ostras, litoral do Rio de Janeiro.
Lição de moral de bandido
Uma médica que, na boa-fé, achava que estava ajudando uma amiga, mas caía em um golpe por WhatsApp, ainda ouviu lição de moral do golpista: a médica precisava "aprender a dizer não". Em 2019 teve disso.
Jovem presa por engano desabafa
"Foi muito ruim, muito doloroso, as pessoas aqui estão sendo tratadas como bicho. A gente come comida estragada, arroz cru, a gente dorme com um colchão furado, rasgado, são oito presas em uma cela. O momento mais difícil é não saber onde que minha irmã está. Por que ela me deixou passar por isso sabendo que não fui eu?", lamentou Danielle, após 11 dias presa por engano no lugar da irmã, Danielle Estevão, de 26 anos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA