Assassinato do 'Gordo do Aurá', Sintepp contraria o MEC e julgamento do caso Dandara

Retrospectiva 2019

João Paulo Jussara
fonte

Gordo do Aurá é assassinado em emboscada

O vereador Deivite Wener Araújo Galvão, conhecido como "Gordo do Aurá", eleito pelo DEM de Ananindeua, duas vezes, mas expulso do partido, em setembro de 2018, foi assassinado a tiros numa emboscada à luz do dia. Eram 15h quando o ataque ocorreu na avenida Pedro Miranda, entre as travessas do Chaco e Curuzu. Deivite e a esposa voltavam do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, onde tinham deixado a filha para uma consulta. Apesar de socorrido, o vereador morreu no próprio HPSM da 14 de Março. Gravações de uma câmera de segurança do perímetro registraram o exato momento em que a emboscada ocorreu. O assasinato repercutiu após declarações onde o vereador Silvano comemorava a morte nas suas redes sociais. O corpo do vereador Devite Wener Araújo Galvão, o "Gordo do Aurá", foi enterrado na manhã do sábado 23, no cemitério Max Domini. Centenas de pessoas do bairro que ele carregava no apelido acompanham o cortejo. A imprensa foi proibida de acompanhar o velório e o enterro, apesar da comoção que a morte causou.

Sintepp reage ao MEC

O Ministério da Educação (MEC) mandou para todas as escolas do País um comunicado onde pedia que as crianças fossem perfiladas para cantar o hino nacional e que o momento fosse gravado em vídeo e enviado para o governo. No Pará, entidades como o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) se posicionaram contrariamente, pedindo que os problemas das escolas fossem filmados. A Secretaria de Estado de Educação, por sua vez, disse que "não recebeu informação oficial a respeito" e que, por isso, não se pronunciaria sobre o assunto.

Educador físico é condenado pelo Caso Dandara

O educador físico Luis Roberto Correia Baima, de 41 anos, foi condenado a 21 anos, três meses e dois dias de prisão em regime fechado pela tentativa de homicídio contra a ex-namorada, a jornalista Dandara de Almeida. Ele também foi condenado a mais dois anos de reclusão pelo crime de lesão corporal de que foi vítima a mãe da jornalista, Marli de Almeida, na tentativa de defender a filha, totalizando uma pena de 23 anos.

Representante do Unicef cumpre agenda em Belém

A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, cumpriu ampla agenda de encontros em Belém. Ela assinou parceria técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e se encontra com o governador Helder Barbalho. Depois, encontrou com o prefeito Zenaldo Coutinho, foi ao Ministério Público do Trabalho e participou da oficina de elaboração de plano de ação para o fortalecimento e articulação da rede para o acolhimento dos indígenas venezuelanos Waraos.

Baleia é encontrada morta em Soure, no Marajó

A carcaça de uma baleia jubarte, encontrada em Soure, era um filhote com onze metros de comprimento e pesando dez toneladas. Essa espécie não é estranha do Brasil, como observa a mastozoologista Renata Amin Lima, do projeto Bicho d'Água, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). No entanto, a presença espécie é estranha para o Pará, sobretudo nessa época do ano e nessa idade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Retrospectiva 2019
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES