Chá de mulungu: como fazer, é bom pra que e quem não pode tomar
Estudos apontam que esta planta brasileira pode auxiliar no tratamento de problemas psicológicos e neurais
O mulungu, cujo nome científico é Erythruna mulungu, é nativo do nordeste brasileiro e é utilizado pela medicina popular para tratar de diversas doenças. Hoje, a ciência já provou que a planta é rica em substâncias que combatem certas doenças psicológicas e neurais. Veja os benefícios, quem não pode tomar e como preparar o chá:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em conjunto com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), provou que o mulungu é rico em certos alcaloides que têm propriedades ansiolíticas e antiepilépticas. Outro estudo realizado em animais pela Universidade de São Paulo (USP) corroborou com esta tese e demonstrou que as propriedades ansiolíticas da erva se assemelham às do medicamento diazepam.
Em 2003, estudiosos da Universidade Federal do Ceará (UFC) sugeriram que o mulungu também tem qualidades analgésicas, principalmente no caso de dores estomacais.
Quem não pode beber
Ainda não foi provado cientificamente que o consumo de mulungu é seguro para crianças, grávidas, lactantes e idosos.
Além disso, não há estudos que esclareçam a dose segura para o consumo diário da planta e os efeitos deste a longo prazo.
Como fazer chá de mulungu
- Em uma chaleira ou panela, aqueça 250ml de água até o início da ebulição
- Desligue o fogo, adicione à água duas colheres da casca de mulungu, tampe o recipiente e aguarde dez minutos
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA