Chá de cevada: veja o que é, seus benefícios para a saúde e como fazer
Utilizado como medicamento há mais de um milênio, o chá de cevada contém substâncias que previnem várias doenças
O chá de cevada é produzido a partir dos grãos torrados desta planta. Seu sabor é levemente amargo e tostado, um pouco similar ao sabor do café. A bebida é rica em várias substâncias benéficas para o organismo humano, porém também contém outras cujos efeitos ainda não foram totalmente mapeados. Veja os benefícios, riscos e como preparar o chá:
VEJA MAIS
O que é o chá de cevada
Conhecido no Japão como mugicha, o chá de cevada é obtido através da torra dos grãos da planta. Seu sabor, apesar de amargo, é leve e até um pouco adocicado. Por isso, a maioria dos seus consumidores asiáticos o toma bem gelado, como refresco.
Na China, este chá é utilizado para tratar de diarréias e fadiga desde tempos medievos. No entanto, estas propriedades não foram provadas cientificamente.
Benefícios para a saúde
O chá de cevada é rico em vários tipos de antioxidantes que previnem problemas coronários, pressão alta, doenças neurológicas, envelhecimento e inflamações.
A composição química da cevada também pode prevenir câncer. Na China, uma pesquisa demográfica relacionou o alto consumo de cevada com menores quantidades de casos de câncer.
Possíveis riscos para a saúde
Se não forem bem torrados, os grãos de cevada podem conter altas doses de acrilamida, uma substância cujos benefícios e malefícios para a saúde humana ainda não foram totalmente catalogados.
Outro perigo é a alta concentração de glúten no grão, o que pode prejudicar a saúde das pessoas intolerantes a esta substância.
Como fazer chá de cevada
- Aqueça 1500ml de água e cerca de 10g de cevada tostada em fogo baixo, até o líquido adquirir uma coloração escura
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA