Chá de canela: veja seus benefícios para a saúde e como fazer
A canela contém substâncias que previnem câncer, curam infecções e até auxiliam no emagrecimento. Porém, o uso excessivo da planta pode gerar doenças
O chá de canela é preparado com cascas secas de árvores do gênero Cinnamomum. Além de ter um sabor intenso e relativamente doce, este chá pode suplementar diversas funções do organismo humano e prevenir algumas doenças. Veja os benefícios e como fazer chá de canela:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
A canela é rica em diversos tipos de antioxidantes, especialmente os polifenóis, fundamentais para a prevenção de câncer, doenças degenerativas e problemas cardíacos. Um estudo da Universidade de Hong Kong comparou as propriedades antioxidantes de 26 tipos de especiarias e provou que, neste quesito, a canela só é inferior ao cravo-da-índia e ao orégano.
Além disso, a especiaria tem propriedades anti-inflamatórias, regula a pressão arterial e reduz os níveis de triglicerídios e colesterol ruim no sangue.
O composto também reduz a presença de açúcar no sangue, o que previne diabetes do tipo 2.
Um estudo relacionou o consumo de canela à perda de massa gorda e aumento da massa muscular. Em média, os participantes desta pesquisa perderam 0.7% de massa gorda e ganharam 1.1% de massa muscular após 12 semanas de consumo diário de 10 gramas de canela.
Já outras pesquisas apontaram que o principal composto da canela combate diversas infecções por fungos e bactérias, incluindo salmonela, acne e cáries.
Contraindicações e riscos
O uso excessivo de canela pode reduzir funções hepáticas e causar hemorragias, por conta das grandes quantidades de cumarina presente na planta.
É importante notar que a canela-chinesa, também conhecida como cássia, contém 62 vezes mais cumarina que a caneleira-verdadeira.
Como fazer chá de canela
- Em uma chaleira ou panela, aqueça por cinco minutos duas xícaras de água e dois paus de canela
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA