Chá de anis estrelado: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
Além de servir como tempero, a estrela-de-anis pode auxiliar no tratamento de doenças infecciosas e até no combate a certos tipos de câncer
O anis estrelado, também conhecido como estrela-de-anis, é uma especiaria produzida a partir dos frutos da árvore asiática Ilicium verum. Além de ter um sabor marcante e forte, este produto está repleto de antioxidantes e outros nutrientes que ajudam no combate a infecções e na prevenção do câncer. Confira quais os benefícios do chá de anis estrelado, quem não pode o tomar e como o preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
O anis estrelado contém grandes quantidades de ácido xiquímico, utilizado na indústria farmacêutica em remédios que combatem gripes e resfriados. A especiaria também é eficaz contra infecções bacterianas, especialmente as urinárias e por Escherichia coli.
Outros antioxidantes presentes no tempero podem prevenir câncer e até diminuir o tamanho de certos tumores, segundo pesquisas realizadas em animais.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
A principal variedade de anis estrelado disponível no mercado é a chinesa, que é segura para a maioria da população mundial. Porém, a espécie japonesa da planta é altamente tóxica e pode ser até letal para algumas pessoas. É muito importante que o consumidor compre o produto somente em fontes confiáveis, que comercializem apenas a espécie chinesa e tenham rigor acerca da pureza de seus produtos.
Devido a estes riscos, é preferível consumir o chá moderadamente e não o servir para crianças, gestantes e lactantes.
Como fazer chá de estela-de-anis
- Em uma chaleira, ferva 250ml de água e uma colher de chá de anis estrelado moído até o início da ebulição
- Aguarde 5 minutos de infusão, coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA