Quem é Silvio Almeida? Ministro de Lula é acusado de assédio sexual
A organização Me Too Brasil confirmou o recebimento de denúncias de assédio sexual; o ministro nega as acusações
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi denunciado à organização Me Too Brasil por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. Uma delas, conforme reportagem do portal Metrópoles, seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A Comissão de Ética da República instaurou um procedimento para apurar as denúncias que envolvem Almeida. Ele já foi ouvido pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, e também pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.
VEJA MAIS
Quem é Silvio Almeida?
Nascido em São Paulo, Silvio Almeida é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestre em direito político e econômico pela Mackenzie e doutor em filosofia e teoria geral do direito pela USP.
É autor das obras “Racismo Estrutural”, “Sartre – direito e política: ontologia, liberdade e revolução”, e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe”.
Ficou conhecido por sua atuação na luta antirracista e pelos direitos humanos. Em 2020 foi professor visitante na Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde lecionou nos cursos “Raça e Direito na América Latina” e “Black Lives Matter: Brasil e Estados Unidos”.
Em 2022, foi selecionado como professor visitante para a Universidade de Columbia, também nos Estados Unidos.
Também esteve ainda à frente do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).
Antes de assumir o ministério, presidiu entre 2008 e 2022 o Instituto Luiz Gama, onde também participou da fundação. A organização é formada por grupo de juristas, acadêmicos e militantes que atuam na defesa de causas populares de negros e os direitos humanos.
Em 2022 foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para liderar o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA