CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

OAB-PA comemora 90 anos com solenidade no Theatro da Paz e entrega de medalhas

Solenidade contou com a participação da classe, de autoridades e dirigentes da OAB Nacional

Enize Vidigal
fonte

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pará (OAB-PA) celebrou 90 anos durante concorrida solenidade no Theatro da Paz, na noite da quinta-feira, 27. A seccional, uma das mais antigas do país, foi prestigiada pelas presenças do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e da vice-governadora eleita Hana Ghassan. Durante o evento, a OAB-PA entregou a medalha comemorativa a membros honorários vitalícios, incluindo ex-presidentes da instituição, e também a dirigentes da OAB Nacional.

A data do natalício transcorreu no último dia 5 de outubro, coincidentemente, data em que se comemora o aniversário da Constituição Federal, que tem 34 anos. “A OAB é uma instituição que não representa só os interesses da advocacia, mas os interesses da sociedade”, ressaltou o presidente as OAB-PA, Eduardo Imbiriba. “Nós temos como função institucional a defesa da Constituição Federal, do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. Isso nos dá um suporte para que a gente possa implementar todas as lutas junto com a sociedade brasileira em prol da democracia, da cidadania e da igualdade e inclusão”, afirmou. 

VEJA MAIS

image Levantamento mostra que Pará tem um advogado para cada 374 habitantes
Dados no Estado contribuem para o fato de Brasil ter a maior proporção desses profissionais por habitante do mundo

image Vereadores de Belém querem paridade de gênero em lista da OAB
Moção aprovada pede que instituição dê oportunidades iguais para mulheres postulantes ao cargo no TJPA

image OAB prega repacificação do país após as eleições
Em Belém, o presidente da OAB, Beto Simonetti defendeu democracia e respeito ao resultado das urnas

Atualmente, a instituição conta com mais de 80 comissões de trabalho que atuam em variados temas sociais para intermediar a solução de direitos dos cidadãos junto às instituições. Mas a primeira missão é a defesa das prerrogativas da advocacia. “Não existe aplicabilidade da justiça sem que advocacia seja respeitada, sem que os advogados possam exercer livremente a profissão”, destaca Imbiriba.

image Advogados lotaram o Theatro da Paz. (Cristino Martins/ O Liberal)

Simonetti lembrou que a seccional do Pará foi uma das primeiras implementadas no Brasil pela ordem, cujo Conselho Federal completou 92 anos, este ano. “O conselho Federal vem a Belém para fazer esse grande congraçamento. É uma história de 90 anos de muitas lutas, de muitos avanços e de vitórias”, recordou. 

“Celebrar os 90 anos, é celebrar muita luta e trabalho de várias pessoas que passaram por essa casa se dedicando e servindo a sociedade paraense”, declarou a vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul.

Além da vice-governadora eleita, também estiveram presentes o procurador Ricardo Sefer, e o secretário estadual de Cultura, Bruno Chagas, que também é advogado. Chagas disse que a OAB-PA representa um marco importante do contexto histórico paraense por sempre ter defendido a República, a democracia, os direitos sociais e humanos.

image Eduardo Imbiriba, presidente da OAB-PA, (Cristino Martins/ O Liberal)

'Vigilante'

Sobre os últimos fatos envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativo ao 2º turno eleitoral que se aproxima, Beto Simonetti disse que a OAB “está se mantendo equidistante do processo político-partidário, mas vigilante e presente na preservação da democracia e na defesa das instituições, da separação dos poderes e, sobretudo, do Tribunal Superior Eleitoral”.  

Perguntado sobre o possível não reconhecimento do resultado das urnas, Simonetti disse que “a OAB vai defender a democracia, independente de quem ganhar as eleições”, pois confia no processo eleitoral. “Não somos apoiadores do governo e nem da oposição, apoiamos a democracia, a advocacia brasileira e a Constituição da República".

image Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB. (Cristino Martins/ O Liberal)

Medalhas

Foram homenageados com a medalha, o presidente federal Beto Simonetti; o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento Cordeiro; e o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA), Ronnie Preuss Duarte. Além deles, os membros vitalícios da OAB-PA: o desembargador aposentado Milton Nobre, Edilson Oliveira e Silva e os ex-presidentes da seccional Avelina Hesketh, Ângela Sales, Alberto Campos e Ophir Cavalcante, sendo que o último também já presidiu o Conselho Federal da ordem.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação musical do trio percussivo Manari.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA