OAB-PA comemora 90 anos com solenidade no Theatro da Paz e entrega de medalhas
Solenidade contou com a participação da classe, de autoridades e dirigentes da OAB Nacional
A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pará (OAB-PA) celebrou 90 anos durante concorrida solenidade no Theatro da Paz, na noite da quinta-feira, 27. A seccional, uma das mais antigas do país, foi prestigiada pelas presenças do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e da vice-governadora eleita Hana Ghassan. Durante o evento, a OAB-PA entregou a medalha comemorativa a membros honorários vitalícios, incluindo ex-presidentes da instituição, e também a dirigentes da OAB Nacional.
A data do natalício transcorreu no último dia 5 de outubro, coincidentemente, data em que se comemora o aniversário da Constituição Federal, que tem 34 anos. “A OAB é uma instituição que não representa só os interesses da advocacia, mas os interesses da sociedade”, ressaltou o presidente as OAB-PA, Eduardo Imbiriba. “Nós temos como função institucional a defesa da Constituição Federal, do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. Isso nos dá um suporte para que a gente possa implementar todas as lutas junto com a sociedade brasileira em prol da democracia, da cidadania e da igualdade e inclusão”, afirmou.
VEJA MAIS
Atualmente, a instituição conta com mais de 80 comissões de trabalho que atuam em variados temas sociais para intermediar a solução de direitos dos cidadãos junto às instituições. Mas a primeira missão é a defesa das prerrogativas da advocacia. “Não existe aplicabilidade da justiça sem que advocacia seja respeitada, sem que os advogados possam exercer livremente a profissão”, destaca Imbiriba.
Simonetti lembrou que a seccional do Pará foi uma das primeiras implementadas no Brasil pela ordem, cujo Conselho Federal completou 92 anos, este ano. “O conselho Federal vem a Belém para fazer esse grande congraçamento. É uma história de 90 anos de muitas lutas, de muitos avanços e de vitórias”, recordou.
“Celebrar os 90 anos, é celebrar muita luta e trabalho de várias pessoas que passaram por essa casa se dedicando e servindo a sociedade paraense”, declarou a vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul.
Além da vice-governadora eleita, também estiveram presentes o procurador Ricardo Sefer, e o secretário estadual de Cultura, Bruno Chagas, que também é advogado. Chagas disse que a OAB-PA representa um marco importante do contexto histórico paraense por sempre ter defendido a República, a democracia, os direitos sociais e humanos.
'Vigilante'
Sobre os últimos fatos envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativo ao 2º turno eleitoral que se aproxima, Beto Simonetti disse que a OAB “está se mantendo equidistante do processo político-partidário, mas vigilante e presente na preservação da democracia e na defesa das instituições, da separação dos poderes e, sobretudo, do Tribunal Superior Eleitoral”.
Perguntado sobre o possível não reconhecimento do resultado das urnas, Simonetti disse que “a OAB vai defender a democracia, independente de quem ganhar as eleições”, pois confia no processo eleitoral. “Não somos apoiadores do governo e nem da oposição, apoiamos a democracia, a advocacia brasileira e a Constituição da República".
Medalhas
Foram homenageados com a medalha, o presidente federal Beto Simonetti; o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento Cordeiro; e o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA), Ronnie Preuss Duarte. Além deles, os membros vitalícios da OAB-PA: o desembargador aposentado Milton Nobre, Edilson Oliveira e Silva e os ex-presidentes da seccional Avelina Hesketh, Ângela Sales, Alberto Campos e Ophir Cavalcante, sendo que o último também já presidiu o Conselho Federal da ordem.
A cerimônia foi encerrada com a apresentação musical do trio percussivo Manari.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA