Nova diretoria da União dos Juristas Católicos de Belém é empossada
Além da cerimônia, uma palestra sobre papel do jurista na sociedade foi ministrada pelo presidente da União Brasileira dos Juristas Católicos

A União dos Juristas Católicos de Belém (UJURCAT-Belém) realizou, nesta quinta-feira (20), a cerimônia de posse de sua nova diretoria, seguida de uma palestra sobre o papel do jurista católico na sociedade. O evento ocorreu na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), no bairro do Umarizal, e reuniu membros da comunidade jurídica, autoridades eclesiásticas e civis, além de estudantes de direito e interessados no tema.
O novo presidente da entidade, Clóvis da Gama Malcher Filho, destacou que sua gestão terá como principal objetivo a refundacão da entidade, permitindo a retomada das atividades e a promoção dos ideais cristãos no âmbito jurídico.
“Vamos acompanhar o processo legislativo federal, estadual e municipal, buscando, nesse acompanhamento, a manutenção dos ideais da nossa Igreja Católica. Vamos pleitear e buscar também a manutenção, principalmente, do respeito à vida, do respeito à dignidade da pessoa humana e de todos esses atributos naturais que preservamos através do Evangelho”, afirmou Malcher Filho.
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, enfatizou a importância da atuação dos juristas católicos na sociedade, considerando essa iniciativa um compromisso de testemunho e de relação profunda com a Igreja. “Precisamos recuperar a qualidade da nossa presença como homens e mulheres atuantes, juristas que querem desenvolver sua própria fé e os valores da humanidade. Vamos atrás da doutrina social da Igreja, pois esses valores passam à frente de tantas decisões a serem tomadas. O valor da unidade da pessoa humana, o respeito pelas pessoas, a retidão, a prática da justiça e a paixão pela verdade são essenciais”, afirmou o arcebispo.
Diretamente de São Paulo (SP), o jurista e advogado Ives Gandra da Silva Martins enviou uma mensagem gravada em vídeo para celebrar a expansão das Uniões de Juristas Católicos pelo Brasil e parabenizar a nova gestão. “Como primeiro presidente da União dos Juristas Católicos de São Paulo, há 12 anos, me alegro muito pela multiplicação da União dos Juristas Católicos pelo Brasil inteiro. Tenho a certeza de que teremos em Belém mais um polo de difusão da fé católica através da intelectualidade”, declarou.
Em seguida à posse, uma palestra foi ministrada por Miguel da Costa Carvalho Vidigal, presidente da União Brasileira dos Juristas Católicos, sobre o tema “O Papel do Jurista Católico na Sociedade”. Miguel ressaltou que a Igreja sempre contribuiu para o desenvolvimento social e que esse mesmo compromisso deve ser assumido pelos juristas. “Se o jurista católico sentir como a Igreja sente, ele poderá contribuir para a sociedade, assim como a Igreja contribuiu ao longo de toda a história. Passando pelo Museu de Arte Sacra em Belém, vi um vitral da Imaculada Conceição com a inscrição 'sentir eclesialmente', e esse é exatamente o papel do jurista católico: sentir e agir como a Igreja no sentido de transformar a sociedade e torná-la melhor”, refletiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA