CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fim dos flanelinhas? Projeto proíbe atuação de guardadores informais de carros

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados busca estabelecer uma base legal para que os órgãos de trânsito possam atuar contra a atividade

Noéli Nobre / Agência Câmara de Notícias
fonte

O Projeto de Lei 404/25 busca proibir a atuação de guardadores informais de carros em vias públicas, estabelecendo uma base legal para que os órgãos de trânsito possam atuar contra a atividade. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que compete aos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios fiscalizar e coibir a atuação de indivíduos não autorizados que exerçam a vigilância de veículos estacionados em vias públicas.

image Flanelinha arromba carro e leva bolsa, mas encontra apenas escova de dente e cartão de vacina; vídeo
O suspeito foi flagrado por câmeras de segurança abrindo a porta do carro e escondendo a bolsa dentro de um balde

image Vagas de estacionamento do novo Mangueirão mais que triplicam e local não terá mais ‘flanelinhas’
Arnaldo Dopazo, secretário adjunto da Sedop, disse que todo o espaço ao redor Olímpico do Pará será usado para estacionamentos.

O texto está em análise na Câmara dos Deputados. A autora, deputada Silvye Alves (União-GO), defende a aplicação de multas e outras sanções administrativas aos guardadores a fim de garantir mais segurança para os cidadãos.

“O projeto visa a combater a prática conhecida como ‘flanelinha’, onde indivíduos não autorizados se apropriam de espaços públicos, oferecendo serviços de vigilância de veículos e cobrando valores para tal, sem qualquer respaldo legal”, afirma a parlamentar. “Essa prática pode gerar insegurança e abusos contra os motoristas, além de prejudicar o bom uso do espaço público.”

image Flanelinhas cobram até R$30 por estacionamento no bairro de Nazaré
Cones, madeiras e pedaços de concreto são deixados em vagas para que motoristas que não pagam evitem de estacionar

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA