Moraes proíbe a entrada de ônibus com manifestantes no Distrito Federal
A mesma decisão de Moraes determinou o afastamento por 90 dias do governador do DF, Ibaneis Rocha
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, durante a mafrugada desta segunda-feira (09), que ônibus e caminhões com manifestantes estão proibidos de ingressar no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.
O ministro determinou também a apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal que trouxeram os manifestantes para o Distrito Federal. Segundo a decisão, os proprietários deverão ser identificados e ouvidos em 48 horas, apresentando a relação e identificação de todos os passageiros. As medidas foram determinadas por Moraes após a invasão e vandalização de prédios públicos na tarde do domingo (08/01), em Brasília.
VEJA MAIS
Redes sociais
Diante da destruição provocada em Brasília e da viralização das imagens em perfis de apoiadores radicais de Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes também deu duas horas para que Facebook, TikTok e Twitter bloqueassem ao menos 18 perfis ligados às invasões. De acordo com a determinação, o não cumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100 mil.
Na manhã de hoje, a Meta — empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp — anunciou que vai começar a remover e bloquear de suas redes sociais conteúdo em defesa das invasões às sedes dos três Poderes da República, em Brasília.
Governador do DF
A mesma decisão de Moraes determinou o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha sob a justificativa de descaso de omissão. A vice, Celina Leão, assume o Executivo local nesse período.
(Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de O Liberal.com).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA