CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro da Comunicação Social irá à Câmara prestar esclarecimentos sobre 'Gabinete da ousadia'

Audiência promete forte presença da oposição, uma vez que a CCJ está sob controle de deputada apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro

Levy Teles / Agência Estado
fonte

O ministro interino da Secretaria de Comunicação Social do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Laércio Portela, prestará esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (25.06), sobre o "gabinete da ousadia". O grupo foi revelado pelo Estadão e reúne integrantes da pasta de Laércio, do PT nacional e lideranças da sigla no Congresso e aciona influenciadores governistas para definir temas a serem explorados nas redes.

As reuniões entre os membros da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e comunicadores petistas eram diárias, e segundo Jilmar Tatto (PT-SP), secretário nacional de comunicação do partido, em evento interno do PT, em dezembro, são baseadas em "metodologia", "ciência", "expertise" e que "não é de graça".

VEJA MAIS

image 'Está chegando o momento de trocar', diz Lula contra presidente do Banco Central

image 'Nós vamos explorar', diz Lula sobre Margem Equatorial
Presidente afirmou que o Brasil não vai deixar de pesquisar a área e que ela é distante da costa

image Procurador pede investigação de repasse de secretária do governo Lula para ONG
Valor de R$ 1,3 milhão teria sido enviado para uma ong

O requerimento de convocação foi aprovado na CCJ no dia 12 de junho e transformado em convite (quando o ministro não é obrigado a comparecer) após articulação do governo.

"Esta interação entre a Secom do Poder Executivo, a Secom de um Partido Político específico e Secom da Câmara dos Deputados, no contexto descrito, pode sugerir uma possível violação dos princípios de neutralidade e imparcialidade do aparato estatal e vindo a ferir a Separação dos Poderes", argumenta Ricardo Salles (PL-SP), autor do requerimento.

A pasta era chefiada pelo ministro Paulo Pimenta e agora está sob a responsabilidade de Laércio Portela, que ocupa a função temporariamente enquanto Pimenta exerce a função na Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

VEJA MAIS

image Leilão de arroz foi anulado por 'falcatrua de uma empresa', diz Lula
Presidente confirmou nova disputa para compra do produto

image Lula afirma que anunciará programa de segurança pública após debate com Lewandowski e governadores
Presidente também ouvirá ministros de seu governo que já foram governadores

image Lula diz que, com manutenção da Selic, Banco Central investe nos especuladores
Presidente também volta a criticar a autonomia do Banco Central: 'Autonomia para servir a quem?'

A audiência com Portela promete forte presença da oposição, uma vez que a CCJ está sob controle de Caroline de Toni (PL-SC), apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Existe um tal de 'gabinete da ousadia' neste governo. É a Secom que se reúne com o PT e blogueiros, pagos com dinheiro público, que venceram a licitação, que conseguem ali articular as narrativas de que vão pautar as redes sociais", diz De Toni. "Não seria o "gabinete do ódio", que nunca foi comprovado que existiu, porque nunca existiu uma central de disseminação de informações para serem postadas. Mas o PT fazia e faz isso."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA