Lula destaca atuação do STF após ataques de 8 de janeiro em Brasília: 'decisões corajosas'
Presidente participou da abertura do Ano Judiciário 2023
Durante a abertura do Ano Judiciário de 2023, no Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta quarta-feira (1º), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacou a atuação da Corte contra os protestos e ataques a órgãos públicos organizados por grupos radicais contrários ao resultado das eleições 2022 e ao atual Governo. "Naquele dia 8 de janeiro a violência e ódio mostrara sua face mais absurda: o terror", declarou, citando os atos radicais registrados em Brasília".
Lula classificou o episódio como "o mais duro teste da democracia brasileira desde a Constituição de 88", e ressaltou o papel do Judiciário. "Daqui desta sala contra a qual se votou o mais concentrado ódio dos agressores partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política", completou o presidente, durante seu pronunciamento.
VEJA MAIS
Ele também destacou a atuação da Corte em outros momentos, citando, entre outras situações, decisões envolvendo o cambate à pandemia da Covid-19 e o combate à fake News nas redes sociais.
O presidente disse ainda acredita que a “descrença na política” motivou os ataques contra às sedes dos poderes e defendeu que este é o momento de evitar conflitos, intimidações e violência. “Penso que é a oportunidade de dizer que nunca mais alguém deve duvidar ou desacreditar da política.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA