Helder anuncia presidente do Iterpa e agenda de posse
Bruno Kono é procurador do instituto e vice-presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB
O governador eleito Helder Barbalho, do MDB, anunciou na última sexta-feira, 15, o nome de Bruno Kono para assumir a presidência do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Com este, já são oito os gestores do primeiro escalão apontados pelo governador eleito. A partir do dia 1º de janeiro, Barbalho tomará posse em cerimônias programadas para ocorrer em Belém, Marabá e Santarém.
Bruno Yoheiji Kono Ramos é procurador do Iterpa, vice-presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e mestre em Direitos Difusos e Coletivos. Segundo a equipe de Helder, Kono atuou também como membro da Comissão de Mediação de Conflitos Agrários e da Comissão de Estudos, Assessoramento e Combate à Grilagem do Tribunal de Justiça do Pará.
Na última terça-feira, 11, Helder anunciou também o sétimo nome da equipe; o atual ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, para a Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Pádua, é engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho e mestre em Teologia e em Gestão de Pessoas. De acordo com a assessoria de comunicação do novo governo, "ele morou há alguns anos em Marabá, e, segundo o governador eleito, é um profundo conhecedor da malha viária estadual".
O governador eleito também já anunciou o advogado Mauro O' de Almeida como o futuro gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); a auditora fiscal Hana Ghassan, para gerir a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan); Parsifal Pontes para a Casa Civil; René Souza para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Alberto Beltrame para Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Braselino Assunção para o Banco do Estado do Pará (Banpará).
Posse
No dia 31 de dezembro, às 10h, na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, em Belém, será realizada a missa de ação de graças pelo Estado do Pará e pelo povo paraense, que será o primeiro rito de passagem antes do início oficial do governo de Helder Barbalho. Este começa de fato após o Ato Público de Transmissão de Faixa, que ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 10h, em frente ao Palácio Lauro Sodré.
Os municípios de Marabá e Santarém também terão seus atos públicos de posse no dia 1º de janeiro. Em Marabá será às 15h, no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, e em Santarém, às 18h30, no Centro Cultural João Fora.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA