CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo do Pará cria duas secretarias para consolidar ações nas políticas públicas

Governador sanciona criação das Secretarias para Povos Indígenas e da Integração Regional

O Liberal
fonte

O governador do Pará, Helder Barbalho, sancionou as leis nº 87/23 e nº 89/23, que criam as Secretarias de Estado dos Povos Indígenas do Pará (Sepi) e de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir), respectivamente. As novas pastas têm como objetivo, segundo o governo, ampliar e consolidar as ações do governo estadual em relação às políticas públicas para povos indígenas e organização urbana e regional.

VEJA MAIS

image Comissões da Alepa aprovam a criação de três novas secretarias
Projetos ajustam a estrutura do governo do Estado e representam oportunidades para que o governo atue alinhado à esfera federal

image Alepa: Deputados Estaduais aprovam a criação da Secretaria de Estado das Mulheres
Projeto visa articular políticas públicas em prol do público feminino

image TCMPA avança para auxiliar municípios na gestão de políticas públicas
Corte de Contas busca garantir tempestividade em julgamento de prestações de contas enviadas por responsáveis pelo dinheiro público municipal, além de orientar e fiscalizar ações deles

A criação da Sepi, que terá um titular indígena segundo o governo, foi anunciada pelo governador em janeiro deste ano. O órgão da administração direta tem a missão de planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas em prol dos povos indígenas, em conformidade com as diretrizes dos órgãos federais.

A Sepi também deve desenvolver projetos e programas que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural dos povos indígenas, fortalecendo suas formas de organização tradicional.

Sepi é criada como um canal de diálogo com outros órgãos do Estado

O governo do Pará projeta a Sepi como um canal de diálogo com outros órgãos do Estado, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visando à articulação das políticas de saúde e educação voltadas para os povos indígenas.

"Com a criação da Sepi será possível um olhar melhor apurado que, sem dúvida, fortalecerá as ações da educação em parceria com a Seduc. Garantir acesso à educação é o ponto de partida para mudanças de fato significativas", destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Já a Secir, órgão da administração direta, tem como missão propor, formular e implementar a política de organização urbana e regional, em conformidade com a Constituição paraense. Além disso, deve planejar, articular, coordenar, monitorar e avaliar ações que contribuam para a integração socioeconômica, cultural e físico-espacial do território, com vistas ao desenvolvimento regional e redução das desigualdades entre as diversas regiões do estado.

Secretaria vai articular parceria entre sociedade civil, União e municípios

A Secir tem como objetivo articular a participação da União e dos municípios em parceria com a sociedade civil, em ações que garantam a integração socioeconômica e espacial por meio de atividades, programas e projetos dos setores governamentais. A nova secretaria também vai reforçar programas como o Sua Casa, que garante auxílio para aquisição de material de construção e pagamento de trabalhadores da construção civil, tendo beneficiado mais de 170 mil pessoas em todas as regiões do Pará.

Com a criação das Secretarias de Estado dos Povos Indígenas do Pará e de Estado das Cidades e Integração Regional, o governo do Pará busca fortalecer suas ações em prol dos povos indígenas e promover o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades entre as diversas regiões do estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA