CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

G20 em Belém: Hangar é palco de discussões dedicadas à redução de riscos e desastres

O encontro se dá no âmbito do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20 Brasil

Elisa Vaz
fonte

Pelo segundo dia, autoridades brasileiras e internacionais se reuniram na manhã desta quinta-feira (31) para discutir ações globais no âmbito do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20 Brasil. O encontro foi realizado no Hangar Centro de Convenções, em Belém, sob a coordenação dos ministros das Cidades, Jader Filho, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional. Estão sendo feitas articulações bilaterais entre as delegações participantes, e a programação segue até esta sexta-feira (1º).

Ministro das Cidades, Jader Filho destacou a importância de se realizar o encontro em Belém, que será sede da COP 30 no ano que vem. Para ele, esta é uma das discussões mais importantes dentro da agenda do G20, envolvendo 30 países e mais 10 órgãos internacionais, como agências multilaterais e bancos de fomento. O objetivo, de acordo com o representante, é buscar soluções para este eixo.

VEJA MAIS

image G20 em Belém: Grupo de Trabalho de Redução de Riscos começa os trabalhos na capital paraense
4ª reunião do Grupo de Trabalho do G20 iniciou nesta quarta-feira (30), sob a coordenação do Ministério das Cidades

image Com representante da ONU, Belém recebe evento do G20 sobre desastres ambientais nesta semana
Coordenado pelo ministro Jader Filho, encontro vai debater ações para reduzir riscos de desastres naturais nas cidades.

“O fundo dessa discussão que o Brasil está levantando é combater as desigualdades para que possamos diminuir a vulnerabilidade, porque em todos esses eventos climáticos que nós temos visto, como as enchentes e enxurradas no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia, os incêndios nas florestas, quem primeiro sofre são as periferias e favelas. A gente precisa, além de dotar de infraestrutura as nossas cidades, cuidar dessas pessoas e dessas famílias que vivem nas periferias, para que as nossas cidades estejam adaptadas e sejam mais resilientes em eventos como esses”, avalia.

image De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, esta é uma das discussões mais importantes dentro da agenda do G20 (Thiago Gomes / O Liberal)

Pela manhã, os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participaram de reuniões bilaterais com delegações estrangeiras para realizar articulações de interesse do Brasil e dos países participantes. Além disso, a manhã ficou reservada para a apresentação de Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) de mais de 120 cidades brasileiras e um painel interativo com contribuições de países como Reino Unido, Japão e o Brasil. Ainda foi realizada a mesa redonda “Equidade em Ação: Acelerando Abordagens Inclusivas para Reduzir o Risco de Desastre”.

Plano estadual

Representando o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), no evento, a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, adiantou ao Grupo Liberal que o governo trabalha para o lançamento de um plano estadual de prevenção ao risco e ao desastre, seguindo a mesma linha das discussões que estão sendo realizadas pelo GT dentro do G20.

image A secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, adiantou que o governo trabalha para o lançamento de um plano estadual de prevenção ao risco e ao desastre (Thiago Gomes / O Liberal)

“A preocupação é com a resiliência e a contenção de riscos. Hoje o governo do Estado desenvolve, além das ações emergenciais que têm sido feitas, uma agenda no atendimento a essas comunidades afetadas pela seca e alagamentos. O governo do Estado se prepara para apresentar uma pauta de resiliência, com várias secretarias que estão envolvidas nessa articulação e nesse desenho de como podemos trabalhar a prevenção e a preparação desses territórios, para que a crise climática não afete, sobretudo, as comunidades que são mais vulneráveis e estão nas áreas de risco”, enfatiza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA