G20 assina primeira carta ministerial em Belém
Documento teve como foco a redução de riscos de desastres; Grupo de Trabalho foi coordenador pelos ministros Waldez Goés e Jader Filho
A primeira declaração ministerial do G20, grupo de países com as maiores economias do mundo, foi assinada durante o último dia da programação que acontece em Belém, nesta sexta-feira (1º.11). O foco do documento é a redução de riscos de desastres, tema que encabeçou o Grupo de Trabalho da reunião, coordenado pelos ministros Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, e Jader Filho, das cidades.
O documento compila os debates da reunião do G20 na capital paraense e tem como foco iniciativas para combater catástrofes ambientais, como as enfrentadas recentemente no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia e os incêndios no Pantanal. Durante a leitura da declaração, Waldez Góes destacou a necessidade de incluir as populações em vulnerabilidades para que as ações sejam mais eficazes.
“O combate à desigualdade está no centro do debate da redução de riscos. Estamos falando de pessoas, dos impactos que os desastres cada vez mais frequentes estão provocando na vida de famílias e também nas economias dos países. Por isso, nosso chamado é para mobilizar recursos financeiros de várias fontes, que aumentem a resiliência das comunidades”, disse o ministro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA