CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

FOTOS: armas, joias e dinheiro; veja o que a PF apreendeu com envolvidos em desvio de dinheiro

A "Operação Plenitude" tem como objetivo combater uma suposta organização criminosa que teria desviado R$ 1,7 bilhão em recursos públicos

O Liberal
fonte

Uma megaoperação, conduzida pela Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria Geral da União (CGU), está em curso desde a manhã terça-feira (30/04), em seis municípios do Pará e em Barueri (SP). A "Operação Plenitude" tem como objetivo combater uma suposta organização criminosa, formada por pessoas físicas e jurídicas, que teria desviado R$ 1,7 bilhão em recursos públicos - incluindo do Sistema Único de Saúde (SUS) - por meio de lavagem de capitais, sonegação fiscal e falsidade ideológica. 

Mais de 150 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de 33 mandados em Belém, cinco em Benevides, três em Parauapebas, um em Ananindeua, cinco em Santa Maria do Pará e um em São Miguel do Guamá, além de um em Barueri, no estado de São Paulo. Até o momento, a operação já encontrou dinheiro em cédulas, armas, joias e veículos dos suspeitos. Veja o que foi encontrado com os envolvidos em desvio de dinheiro público: 

Armas, joias e dinheiro; veja o que a PF apreendeu com envolvidos em desvio de dinheiro público

Investigações da "Operação Plenitude" apontaram indícios de que uma grande empresa estabelecida no Pará, com atuação principalmente nas áreas de construção e manutenção de estradas e vias urbanas e coleta de lixo, apresentou movimentações financeiras atípicas, entre 2017 e 2022. Essas transações envolviam o recebimento de verbas públicas e o repasse de dinheiro a diversas pessoas jurídicas e físicas, inclusive servidores públicos, com indícios de crimes de lavagem de capitais, sonegação de impostos, e crimes contra a administração pública federal.

Segundo a PF, a apuração verificou a participação de empresas de fachada, contadores/escritórios de contabilidade, sócios das empresas e servidores públicos. Além disso, a Receita Federal identificou que parte das operações comerciais observadas eram realizadas por empresas que apresentaram uma característica em comum: atividades formais na área da construção civil, mas também de locação de veículos e comércio atacadista de leite e laticínios. Mesmo sem aparente capacidade ou estrutura econômica, essas empresas emitiram notas de valores vultosos de supostos serviços prestados. 

VEJA MAIS

image Entenda a megaoperação que apura desvio bilionário de dinheiro público no Pará
Empreiteira é apontada como alvo da investigação, segundo apuração do site Uol

image VÍDEO: Delegado da PF explica operação contra lavagem de dinheiro no Pará
Empreiteira é apontada como alvo da investigação, segundo apuração do site Uol

A emissão dessas notas fiscais acendeu o alerta nos órgãos federais acerca da possibilidade de ocultamento de lavagem de capitais e sonegação de impostos. A partir daí, informações colhidas ao longo das investigações identificaram, ainda, indícios de ocultação de patrimônio e simulação de operações de modo a lastrear eventuais patrimônios a descoberto de pessoas investigadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, sonegação fiscal e crimes contra a administração pública.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA