Dr. Daniel, prefeito de Ananindeua, confirma ida para o PSB
Daniel Santos confirmou ao Grupo O Liberal que deixa o MDB e concorrerá à reeleição pelo PSB
O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, bateu o martelo: ele deixa o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para concorrer à reeleição na segunda maior cidade do estado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2020, Doutor Daniel venceu a disputa em Ananindeua no primeiro turno, com larga vantagem, recebendo 152.352 votos dos eleitores, o que lhe garantiu 67,70% dos votos válidos. Ao Grupo O Liberal, o prefeito confirmou na tarde desta sexta-feira (5) a troca de partido.
Durante uma inauguração no centro de Ananindeua, Daniel disse que inicia um novo caminho partidário. “Independente de partidos, de siglas, o que nos norteia sempre vai ser o trabalho. E aqui, vamos continuar trabalhando, independente de onde a gente esteja, fazendo parcerias com quem quer que seja, independente de mudanças partidárias. Se hoje faço uma mudança partidária é por entender que a cidade está acima das minhas vaidades pessoais”, disse o prefeito.
No Brasil, o PSB garantiu certa envergadura nas últimas eleições, ainda que tenha perdido espaço no parlamento nacional. O partido, fundado em 1985, em 2022, elegeu 14 deputados federais. Em 2018, foram 32 deputados. Atualmente, possui cinco senadores e tem em Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, seu principal expoente nacional. As negociações para a ida de Daniel para o PSB teriam, inclusive, passado por Alckmin.
VEJA MAIS
Já Ananindeua possui o segundo maior colégio eleitoral do Pará. Dos 6 milhões de eleitores no estado, conforme dados de março do Tribunal Superior Eleitoral, Ananindeua possui mais de 350 mil, ficando atrás apenas Belém, que possui pouco mais de 1 milhão. A maioria está entre a faixa dos 45 e 59 anos, que somam 86 mil. A segunda maior quantidade de eleitores de Ananindeua está no grupo dos 25 a 34 anos, seguido de perto pelos de 35 a 44 (78.330 e 78.021, respectivamente).
O anúncio da troca de partido de Daniel culmina com o término da chamada janela partidária, período para troca de partido sem perda de mandato e a tempo de concorrer nas eleições deste ano. O prazo se encerra justamente nesta sexta-feira (5). Este sábado (6), seis meses antes do primeiro turno, é o último dia para quem deseja disputar um cargo de vereador, prefeito ou vice-prefeito se filiar a um partido político e também fazer a troca de domicílio eleitoral, se for o caso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA