TRE divulga data da diplomação de prefeitos e vereadores eleitos em Belém, Marabá e Santarém

Cerimônias de diplomação são organizadas pelas respectivas Zonas Eleitorais dos municípios e a data pode variar dependendo da cidade

O Liberal
fonte

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em todo o Brasil ainda precisam da chancela da Justiça Eleitoral antes de assumirem oficialmente as funções para as quais foram escolhidos. Isso ocorre durante a diplomação, quando o juiz eleitoral confirma que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo. As cerimônias de diplomação são organizadas pelas respectivas Zonas Eleitorais dos municípios e as datas, horários e locais são definidos pelos juízes dessas zonas. Por isso, o dia da cerimônia pode variar conforme a cidade. 

Pelo calendário das eleições deste ano, a data limite para esse procedimento ocorrer é 19 de dezembro. Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA), Belém, Marabá e Santarém já têm as datas de suas cerimônias definidas. 

Na capital paraense, o prefeito eleito Igor Normando (MDB), o vice-prefeito eleito Cássio Andrade (PSB) e os 35 vereadores eleitos serão diplomados no dia 17 de dezembro, uma terça-feira, às 17h, no Hangar - Centro de Convenções Feiras da Amazônia.

José Maria Tapajós (MDB) e Carlos Martins (PT), eleitos, respectivamente, prefeito e vice de Santarém, no oeste paraense, e os 23 vereadores eleitos do município, serão diplomados na data limite do prazo, 19 de dezembro, às 17h, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós.

Em Marabá, no sudeste do Pará, o evento de diplomação do prefeito eleito Toni Cunha (PL), seu vice na chapa, João Tatagiba (PL), e dos 21 vereadores, está marcado para quinta-feira, 12 de dezembro, às 17h, no Carajás Centro de Convenções.

Durante a cerimônia, ocorre a entrega dos diplomas aos eleitos, assinados pelos juízes eleitorais de cada cidade. A Resolução nº 23.677, de 2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determina que apenas os candidatos com registro aprovado podem ser diplomados.

"Ou seja, o deferimento do registro de candidatura é um requisito essencial para a diplomação. O artigo 32 da resolução dispõe que candidatas e candidatos com registro indeferido, mesmo que estejam com recursos em fase de julgamento (sub judice) na Justiça Eleitoral, não poderão ser diplomados", diz o TRE-Pará. 

VEJA MAIS

image Candidato a vereador em Ananindeua recebe 0 votos e fica como suplente; entenda o cargo
Candidato do partido Democracia Cristã (DC) ficou como como suplente de vereadores eleitos

image Pará tem dois casos de candidatos mais votados para cargo de prefeito sub judice
Os votos ficam anulados aguardando resultado dos processos. Enquanto isso, não é possível proclamar eleitos e não há diplomação

Ainda conforme informações da Justiça Eleitoral, se não houver candidato diplomado para o cargo de prefeito na data da respectiva posse, caberá a quem preside a Câmara Municipal assumir e exercer o cargo até que haja decisão favorável no processo de registro da candidata ou do candidato ou nova eleição para a prefeitura, conforme o parágrafo único do artigo 32 da Resolução nº 23.677. 

Posse

Após a diplomação, os eleitos não assumem imediatamente as funções. A posse de prefeitos e vice-prefeitos será apenas no dia 01 de janeiro de 2025. No caso do Legislativo municipal, a data não é definida pela Constituição e cada município tem uma data para posse dos vereadores. Na Câmara Municipal de Belém, ela também ocorre no dia 1° de janeiro. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA