Deputado Chicão (MDB) é eleito para terceiro mandato como presidente da Alepa
Todos os deputados votaram, totalizando 40 votos pela chapa única e 1 voto contrário
O atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado estadual Francisco Melo, o Chicão (MDB), foi reeleito ao cargo durante votação para composição da Mesa Diretora da Casa, nesta terça-feira (17), em Sessão Preparatória.
Ele foi o único inscrito, portanto, concorreu em chapa única. Todos os deputados votaram, totalizando 40 votos pela chapa única e 1 voto contrário. Este será seu terceiro mandato, algo inédito no Pará, e Chicão ficará na presidência no biênio 2025-2027.
Além dele, também foram eleitos os demais integrantes da Mesa Diretora, que será composta, a partir do ano que vem, pelos deputados estaduais Luth Rebelo (PP) como 1º vice-presidente e Gustavo Sefer (PSD) como 2º vice-presidente; e Cilene Couto (PSDB), Elias Santiago (PT), Adriano Coelho (PDT) e Coronel Neil (PL), respectivamente, 1ª, 2º, 3º e 4º secretários. Apenas este último nome mudou em relação à gestão atual, em que o deputado Aveilton (PSD) ocupava o cargo de 4º secretário. A chapa única reuniu 39 votos a favor, 1 contrário e 1 nulo.
Para o presidente da Casa, Chicão (MDB), o maior desafio do próximo biênio é manter o bom relacionamento com os demais parlamentares. “Acho que a eleição de hoje é uma prova do nosso relacionamento, tivemos um voto contra e acho que é um voto ideológico, praticamente, e tivemos 40 votos favoráveis à nossa reeleição. Acho que o relacionamento que foi construído entre os deputados é muito positivo e queremos sempre, a nível do Poder legislativo, uma pauta positiva para a sociedade paraense. Esse continua sendo o nosso grande desafio”, apontou.
Líder da bancada do governo na Alepa, o deputado estadual Iran Lima (MDB) ressaltou que Chicão fez “uma administração extremamente exitosa”, que, segundo ele, é reconhecida por todos os membros da Casa. “O presidente Chicão é considerado o melhor presidente que a gente teve pelo menos nos últimos 20 anos. Ele tem uma liderança efetiva. A Casa vem produzindo muito mais do que produzia no passado”, destacou, citando que o número de Projetos de Lei (PL) que vão ao Plenário para votação aumentou.
Meio ambiente
No ano que vem, Belém receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), e Chicão defende uma inserção maior do Poder Legislativo nas discussões relacionadas com o tema. “Já tive reuniões com alguns deputados, temos a comissão da COP, temos algumas comissões ligadas ao meio ambiente na Casa, comissões permanentes, e agora, a partir de janeiro e fevereiro, vamos ter uma pauta voltada para a COP”, adiantou o presidente da Casa.
A ideia, segundo ele, é que a Alepa pulverize a discussão em todos os municípios do Estado, com a participação das Câmaras Municipais e dos prefeitos, para que eles possam apresentar soluções sobre o evento que será realizado em Belém. “O Estado como um todo tem uma demanda diversa, mas os objetivos são os mesmos, e essa questão climática todos tem que ter atenção especial. Temos que ter um discurso que defenda a população que precisa viver, mas também ter medidas politicamente corretas, como a questão do meio ambiente”.
Oposição na Mesa
Mesmo sendo oposição na Alepa, o Coronel Neil (PL) está entre os eleitos na Mesa Diretora, como 4º secretário. Segundo ele, o partido não pensou em montar uma chapa própria e preferiu compor com a chapa já existente. “A gente competiria, e precisamos avançar nos nossos Projetos de Lei. Acho que é importante a gente compor, com diálogo, mas sempre fazendo uma oposição responsável, para o bem-estar e crescimento do país”, defendeu.
A prioridade da Casa no novo biênio, de acordo com o parlamentar, é a aprovação de matérias que sejam boas opções para a população. “O que for bom para a população vai ser bom para o PL. Eu fazendo parte, como 4º secretário da Mesa, isso vai trazer a união e fazer com que a Assembleia Legislativa nos dê apoio em cima dos nossos projetos, que são voltados para a pátria, família, contra ideologias de gênero e contra o aborto. A gente vai tentar fazer com que os nossos projetos avancem aqui na Casa”. A Sessão Preparatória foi presidida pelo deputado Martinho Carmona (MDB), com auxílio de Carlos Bordalo (PT) e Diana Belo (MDB).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA