MENU

BUSCA

Complexo da Alepa homenageia Laércio Barbalho

Nas redes sociais, após quase um ano da inauguração do setor, Jader Barbalho fez agradecimento

O Liberal

Nesta quarta-feira, 13, o senador Jader Barbalho compartilhou nas redes sociais o momento em que conheceu o complexo Laércio Barbalho, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A área foi inaugurada há quase um ano e recebeu o nome do pai de Jader e avô do governador do Pará, Helder Barbalho, por sua importante atuação em prol da democracia.

VEJA MAIS

Senador Jader Barbalho faz balanço da trajetória política em entrevista ao Grupo Liberal
Aos 80 anos, político trilha carreira de quase 60 anos dedicados à representação política

Aos 80 anos, Jader Barbalho revela se pretende se aposentar; veja o vídeo
Com quase 60 anos de vida dedicados à política, senador fala sobre planos para a carreira

Senador Jader Barbalho completa 80 anos e recebe homenagem na Igreja de Sto. Alexandre em Belém
Com mais de 60 anos de atuação ininterrupta, ele é o político paraense com mais tempo de vida pública do Pará

Na publicação, Jader parabenizou o presidente da Alepa, deputado estadual Chicão, e demais parlamentares pela ampliação e modernização da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. E completou: “Na oportunidade agradeço pela homenagem ao meu saudoso pai, Laércio Barbalho, ex-deputado estadual, que dá nome ao novo complexo”.


O espaço foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2023. A ala é fruto da recente revitalização no prédio da Alepa e abriga novos gabinetes, uma área de conveniência e um restaurante.

Quem foi Laércio Barbalho?

Laércio Barbalho foi uma figura marcante na política e no jornalismo paraense, conhecido por sua irreverência, inteligência e generosidade. Com uma atuação intensa, foi eleito deputado estadual pelo PSD em três mandatos consecutivos, apoiando o governador Magalhães Barata. Em seguida, ao integrar o PMDB, posicionou-se como um crítico ativo da Ditadura Militar. Após sua reeleição como deputado estadual, em 1964, foi cassado por suas posições políticas, porém, mesmo sem mandato, continuou a defender a redemocratização no Brasil.

Na eleição de 1994, Laércio foi eleito primeiro-suplente ao Senado Federal na chapa de seu filho, Jader Barbalho. Em 2001, quando Jader renunciou ao cargo de senador, Laércio surpreendeu ao decidir não ocupar a vaga, que acabou sendo preenchida por Fernando de Castro Ribeiro, segundo-suplente e assessor de Jader. Além de político, Laércio era um jornalista, conhecido por ter opiniões firmes.

Política