MENU

BUSCA

Senador Jader Barbalho completa 80 anos e recebe homenagem na Igreja de Sto. Alexandre em Belém

Com mais de 60 anos de atuação ininterrupta, ele é o político paraense com mais tempo de vida pública do Pará

Valéria Nascimento

Um rito de Ação de Graças celebrou, na noite desta quinta-feira (23/10), o aniversário de 80 anos do senador Jader Barbalho, do MDB, na Igreja de Santo Alexandre, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém. Com mais de 60 anos de vida pública ininterrupta, Jader Barbalho, que saiu do Colégio Paes de Carvalho para se tornar vereador de Belém aos 23 anos, em 1967, é hoje o político paraense com mais tempo de atuação pública e o que mais ocupou cargos no Pará, desde a Câmara Municipal de Belém até o Senado Federal, além de ter passado pelo governo do Estado.

A trajetória de longa duração do senador, marcada por sua resiliência e liderança nata, foi destacada por familiares e amigos próximos que estiveram presentes na celebração. Filhos, netos e bisnetos, liderados pelo governador Helder Barbalho e sua esposa, a primeira-dama Daniela, e pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e sua esposa Laice Barbalho, participaram da cerimônia solene, que foi presidida pelo diácono Silvio VilaNova. Em sua preleção, o diácono abordou a longevidade como uma bênção.


"Os que chegam à longevidade são agraciados com a benção de Deus, porque muitos não têm essa felicidade”, afirmou o diácono Silvio Vilanova. "O homem que trilha nas veredas do Senhor, reconhece sua autoridade e sempre a honrará com dignidade, esse terá benção”, destacou o diácono.

Os irmãos do senador também estavam presentes, incluindo as irmãs Lídia e Mara Lúcia, e o irmão Leonel Barbalho. “Ele é mais que um irmão, é um ídolo para mim”, disse Leonel, de 81 anos, o irmão mais velho do senador.

VEJA MAIS

Missa celebrada em Belém nesta quinta comemora 80 anos do senador Jader Barbalho
Nascido na capital paraense, o político possui uma vasta carreira política, tendo ocupado cargos de vereador a governador do Pará

Aos 80 anos, Jader Barbalho revela se pretende se aposentar; veja o vídeo
Com quase 60 anos de vida dedicados à política, senador fala sobre planos para a carreira

Jader Barbalho fez um discurso breve ao final da celebração, agradecendo a Deus pela sua trajetória pública e familiar. Ele mencionou nominalmente a esposa, Vanessa, e os filhos, Helder, Jader, Giovana e Daniel. O senador também destacou o privilégio de ter convivido com homens íntegros e de luta, como Ulysses Guimarães (1916–1992), Tancredo Neves, Teotônio Vilela e Edison Lobão, este último ex-ministro de Minas e Energia, que estava presente na igreja.

Senador observa lutas políticas e amizades

"São tantas as autoridades que estão aqui, mas, para mim, a autoridade que preside é a da amizade", disse ele. Olhando para o filho Helder, afirmou: "A autoridade do governador do Estado... conheço ele há muito tempo", e todos sorriram na igreja, até ele completar: "Eu só tenho a agradecer a Deus e ao povo do Pará, principalmente aos mais humildes, que nunca me faltaram ao longo da minha vida. Quero agradecer pela minha caminhada. Hoje, os jornais destacavam que sou a liderança mais longeva do Estado do Pará. Fiz um balanço e tenho mais longevidade na vida pública do que Lauro Sodré, Antônio Lemos e Magalhães Barata, tantas figuras importantes na história deste Estado. Eu agradeço a Deus”.

“E agradeço o privilégio, nesta missa, de contar com a presença de José Dirceu, esse grande lutador de tantas batalhas em favor do Brasil", afirmou o senador paraense. José Dirceu também retribuiu o gesto de amizade. "É uma alegria estar aqui. Muitas memórias me vêm à mente sobre Jader Barbalho. Tivemos uma longa trajetória em comum: a luta contra a ditadura, pela democracia, a construção das frentes políticas que levaram às Diretas, à Constituinte, e toda a sua atuação como governador e senador do Pará", afirmou José Dirceu, ao lado da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a alegria de celebrar os 80 anos de seu pai. “Como filho poder festejar a vida do meu pai, ver ele chegar aos 80 com história tão bonita, vitoriosa e tendo saúde para poder confraternizar com seus amigos e o povo do Pará. E, nós, filhos e família, que possamos agradecer por termos o privilégio de viver com alguém de tamanhas virtudes, que nos dá privilégio de convívio, que Deus nos permita ele entre nós”, disse ele.

O neto do senador, Helder Filho, também expressou sua alegria em tê-lo como avô. “A felicidade é enorme pelos 80 anos do meu avô, figura histórica não somente para política paraense, mas para o país, cenário latino, desde sua luta contra a ditadura, até sua luta em trazer a Amazônia para o centro nacional. É gratificante poder estar aqui e comemorar os 80 anos do meu avô”, afirmou o jovem.

O grupo musical Quórum apresentou músicas de câmara na Catedral, em uma celebração que contou com a presença de representantes do poder público e da iniciativa privada. Entre eles estavam os parlamentares José Priante (MDB), Airton Faleiro (PT), Elcione Barbalho, além de secretários estaduais do governo do Pará, como Jarbas Vasconcelos, da pasta de Direitos Humanos, e deputados estaduais como Iran Lima e Francisco de Melo (Chicão). Também estiveram presentes vereadores, prefeitos recém-eleitos, como Júnior Ferrari, e autoridades do Judiciário, como o desembargador do Trabalho aposentado Vicente Malheiros.

Política